Especializada em ações para o franchising indica os pontos mais importantes para a empreitada
O sucesso de um negócio não é algo que nasce da noite para o dia, requer muita dedicação e decisões assertivas do empreendedor que está à frente das ações. Após essa longa caminhada, entre erros e acertos, enfim, o projeto consolida-se e mostra o quão rentável pode ser sua expansão, não apenas para seu idealizador, dono da marca, mas também para outras pessoas que se identificam com a ideia e com o negócio, possuem habilidades para tal e buscam algo lucrativo para investir. É neste momento que uma marca está a um passo de entrar para o mercado de franquias.
Há, portanto, uma série de questões que devem ser avaliadas e bem programadas para que todo esse esforço não caia por terra. De acordo com Junior Nascimento, diretor da Cia de Franchising, especializada em formatação e expansão de rede de franquias e negócios, pontos como analisar o mercado de atuação e imagem da empresa, estudo da concorrência e produtos/ serviços que serão oferecidos são cruciais para o sucesso ou derrocada de anos de trabalho.
A seguir, Nascimento elencou uma série de dicas que podem nortear o empreendedor que se encontra neste momento decisivo. Afinal, o que deve ser levado em conta para tal empreitada? Confira!
1 – Analise com muito cuidado e isenção como o mercado em que atua percebe e enxerga sua marca e sua imagem. Com isso você poderá medir o momento atual do seu negócio e o seu sucesso;
2- Verifique a situação da sua marca junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – para saber se há alguma objeção a ela. Se não houver nenhuma e caso você ainda não tenha feito seu registro, faça-o imediatamente;
3- Verifique se o seu produto e/ou serviço são consumidos com a mesma intensidade em outras regiões do país. Isso ajudará a identificar seu potencial de mercado;
4- Analise se seus produtos e/ou serviços são únicos e especiais, ou se são encontrados facilmente. Precisa ser único ou ir além do que já existe, pois isso criará um “fator novo” no mercado e não será apenas “mais um”.
5- Analise de forma criteriosa sua concorrência para dimensionar o que irá encontrar dentro e fora do seu raio de atuação atual. Com isso, é possível criar planos de ações para cada mercado;
6- Faça uma análise financeira detalhada do seu negócio atual, verificando sua viabilidade para outros estados, levando em conta inclusive a questão fiscal. Isso é fundamental para entender o comportamento financeiro do seu negócio em outras realidades onde gostaria de expandir;
7- Avalie o quanto de conhecimento do seu negócio e da sua operação está consolidado, padronizado e até “manualizado”, para que possa ser replicado e operado pelos franqueados. Aqui poderá constatar se conseguirá transferir o know-how do negócio e o que precisa ser feito para que isso aconteça;
8- Leia atentamente a Lei 8.955/94 (Lei do Franchising), para saber se o seu negócio consegue se adequar a ela, e ainda segui-la de forma completa e confortável;
9- Avalie minunciosamente a estrutura atual da sua empresa e entenda o quanto ela esta preparada na questão financeira, estrutural, de recursos humanos, organizacional e capacidade de suporte e controle para oferecer à rede que será criada. Neste ponto é possível ver em que momento seu processo está e o que falta ser ajustado;
10- Finalmente contrate uma empresa de consultoria especializada em formatação e expansão de redes de franquias e negócios. Ela poderá auxiliar em todo o trâmite e análises acima descritas para assim transformar um excelente negócio em uma rede de franquias de sucesso.