Os anúncios veiculados no Mercado Livre são os mais apreciados pelos brasileiros no universo da publicidade digital, de acordo com o relatório Kantar Media Reactions 2024, que analisa como os consumidores percebem mensagens publicitárias em diferentes canais e meios.
Segundo os dados do estudo, o marketplace está no topo da lista brasileira de Ad Equity, que mede a percepção positiva que as pessoas têm sobre os avisos publicitários em diversas plataformas. Os anúncios veiculados no Mercado Livre, por meio da plataforma de publicidade Mercado Ads, dividem a liderança de percepção positiva com Estadão, SporTV e Band. Já o Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, aparece em segundo lugar.
“O estudo mostra que 86% dos brasileiros consideram que os anúncios em nossa plataforma os ajudam a descobrir marcas e produtos, ou a resolver dúvidas sobre itens que estão interessados em adquirir. São dados que comprovam que as nossas campanhas direcionadas e eficientes otimizam a experiência do usuário durante todo o processo de compra, enquanto fortalecem as relações entre marcas e consumidores”, destaca Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads no Brasil.
O retail media é a plataforma preferida dos brasileiros para receber anúncios na internet, de acordo com o estudo. As publicidades veiculadas em plataformas de e-commerce lideraram o ranking de receptividade dos usuários em relação aos anúncios (Ad Receptivity) no Brasil. O País se destaca dentro da região: ao considerar as opiniões dos usuários de toda a América Latina, a receptividade pelos anúncios em ambientes de e-commerce ocupa a segunda posição, atrás apenas dos anúncios feitos por influenciadores.
E no restante da América Latina?
Na América Latina como um todo, os anúncios publicitários do Mercado Livre foram percebidos como os mais úteis e relevantes da região, atendendo melhor às necessidades dos consumidores ao longo de 2024. Os anúncios do Mercado Livre e Mercado Pago foram elogiados por sua capacidade de capturar a atenção, bem como pela confiabilidade e qualidade.
O Mercado Livre ocupou a 4ª posição no ranking de preferência dos anunciantes – uma posição acima em relação ao ano anterior. Além disso, a plataforma está entre os cinco meios nos quais os anunciantes planejam aumentar seus investimentos em 2025, de acordo com o relatório.
“Com esse posicionamento, Mercado Ads se consolida como um parceiro estratégico essencial para campanhas publicitárias no Brasil e na América Latina, oferecendo soluções que combinam inovação, efetividade e uma conexão autêntica com as audiências”, complementa Meirelles.
Imagem: Divulgação