Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Para onde vai a economia e o varejo em 2014

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 3 minutos

O ano que se inicia promete muita adrenalina e surpresas ao longo de seus doze meses. Será um ano bastante atípico com a realização de um evento de dimensões internacionais em junho e julho, a Copa do Mundo e, logo em seguida, um pleito presidencial bastante acirrado, também com inúmeras novidades até ele e, posteriormente, a ele. Em relação à Copa do Mundo será um importante teste e vitrine em relação à nossa capacidade de receber e bem atender aos turistas em um grande evento internacional.

Do ponto de vista econômico, 2014 continua sendo a transição entre a Década da Bonança, denominada assim por nós na GS&MD-Gouvêa de Souza e também por nós temporalmente definida como sendo os anos de 2003 a 2012 e o novo contexto econômico internacional de menos bonança…

A década da Bonança extensivamente discutida ao longo de 2013 teve como pano de fundo uma conjuntura com seis primeiros anos de um boom extraordinário nos preços das commodities beneficiando enormemente os países emergentes, Brasil incluso; os quatro anos seguintes, com taxas de juros próximas a zero, facilitando o financiamento das empresas brasileiras entre 2009 e 2012 e induzindo a uma apreciação forte de nossa taxa de câmbio, para o bem e para o mal.

Bem, este cenário mudou, o comércio internacional se arrefeceu, os preços de nossos principais produtos passíveis de exportação caíram consideravelmente e sem grandes perspectivas de fortes elevações no curto-prazo, mesmo com a recuperação norte-americana que está induzindo expectativas de elevação dos juros nos próximos trimestres; se não aqueles de curto-prazo agora, ao menos impactando aqueles de médio e longo-prazo.

Dessa maneira, a principal variável econômica de influência mundial continua sendo as perspectivas em relação ao comportamento das taxas de juros norte-americanas; não só os Fed Funds, as taxas de juros de curto-prazo, mas toda a curva de juros yankee¸ ou seja, em suas diversas maturidades. É a curva de juros norte-americana que determina o custo de capital ao redor do globo e, por consequência, as movimentações dos portfólios internacionais e, também, em função disso, seus impactos sobre as variações nas taxas de câmbio.

Neste sentido, uma parte considerável das decisões de política econômica ao redor do globo será função dos desdobramentos das decisões e expectativas de decisões da nova presidente do Fed, Janet Yellen.

O novo cenário econômico brasileiro vive, portanto, um aperto forte nas condições financeiras: menos bonança do lado do comércio exterior atrelado a um maior custo nos financiamentos internacionais, pressão sobre as taxas de câmbio e sobre os preços domésticos e um setor público cheio de demandas e promessas (entenda-se aqui, por lado de gastos e despesas) e um lado de receitas já não tão polpudo como anteriormente.

Em economia, entretanto, há sempre contrapartidas. A desvalorização cambial dos últimos três anos, se ainda não resolve os problemas da indústria nacional, já será um grande alento; por consequência, aquilo que foi a maior desilusão em 2013, o saldo da balança comercial e sua contribuição para o saldo das contas externas deve em 2014 melhorar e com isso, contribuir, segundo minha visão, até mesmo para um crescimento do PIB melhor que em 2013; uma boa notícia.

Com foco no varejo, nosso segmento atingiu ao longo da Década da Bonança, patamares próximos àqueles norte-americanos, tanto do ponto de vista da relação entre Receita Bruta de Revenda sobre PIB quanto em relação ao Valor Adicionado do Comércio (atacado e varejo somados) em relação ao PIB; em outras palavras; o varejo brasileiro cresceu e se consolidou.

O que devemos ver nos próximos anos será a convergência nos indicadores de concentração setorial do varejo, ou seja, fusões e aquisições que deverão ao longo da próxima década nos aproximar ainda mais dos indicadores norte-americanos.

Esperar para ver? Não! Atuar agora para estar do lado certo quando os eventos de consolidação se aproximarem de sua porta.

Ricardo Meirelles ([email protected]), sócio-diretor e economista-chefe da GS&MD-Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Desafios no caminho do Omnichannel

Próxima Postagem

O quão vulnerável estamos?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem

O quão vulnerável estamos?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.