Coca-Cola, Ypê, Italac, Perdigão e Seara são as marcas mais escolhidas pelos brasileiros

Pesquisa da Kantar aponta que, com a inflação, cresceu a busca por proteínas mais baratas

Coca-Cola, Ype, Italac Perdigão e Seara são as marcas mais escolhidas pelos brasileiros

O comportamento de consumo do brasileiro mudou em 2021. Com a maior inflação registrada desde 2015, de 10,6%, a redução do auxílio emergencial e o desemprego, que atinge 11,6% da população, cresceu a busca por proteínas mais baratas. Segundo dados do ranking Brand Footprint Brasil 2022, elaborado pela Kantar, duas empresas de alimentos processados, embutidos e congelados aparecem no Top 5 das marcas mais relevantes para os brasileiros.

Para elaborar o ranking, a Kantar visita semanalmente 11.300 lares e mensura quantas famílias estão comprando produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre. Foram analisadas cerca de 350 marcas e a métrica foi batizada de Consumer Reach Point (CRP).

A Perdigão permaneceu em quarto lugar, com 333 milhões de CRPs (Consumer Reach Point). Já a Seara teve sua estreia no recorte, subindo seis posições e se firmando na quinta colocação, com 281 milhões de CRPs.

Na primeira posição, está a Coca-Cola, que foi a marca mais relevante pela décima vez consecutiva, com 564 milhões de CRPs. Ypê (540 milhões de CRPs) aparece em segundo lugar e Italac (338 milhões de CRPs), na terceira colocação.

Mercado digital

Tendência acelerada pela pandemia, o digital ganhou força como alternativa para compras domésticas. Em 2021, cerca de 12 milhões de lares adquiriram bens de consumo massivo pelo e-commerce. A penetração do meio foi de 19,6% em 2021.

Um dado que chama a atenção são as diferenças de comportamento do consumidor digital e do offline. Em termos comparativos, os shoppers têm um tíquete médio 25% maior. Também há maior presença de marcas de home care e beauty no Top 5 – tanto é que Ypê ocupa a primeira posição. Completam o ranking Piracanjuba, Omo, Sadia e Italac.

Outros insights

No offline, a distribuição pelos canais de compras é mais variada. Os atacarejos, entretanto, apresentaram a maior penetração (alta de dez pontos porcentuais na comparação entre 2020 e 2021). Em seguida, aparecem as lojas de departamento (alta de 7,9 pontos porcentuais) e os supermercados convencionais (alta de 5,3 pontos).

Em relação ao perfil, os shoppers com até 34 anos (alta de 3,4 pontos) e casais com crianças pequenas (alta de 1,9 ponto) movimentaram as marcas. Esse consumidor mais jovem, inclusive, reflete na busca por conveniência e indulgência na alimentação. Com isso, é possível ver marcas de biscoitos e bolos ganharem posições expressivas no ranking. Entre elas, estão Bauducco (16ª posição), Nestlé (17ª) e Panco (18ª).

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile