O estudo “Panorama dos meios de pagamento no varejo brasileiro”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com a Ferraz Pesquisas, fez uma radiografia dos principais meios de pagamento utilizados por consumidores e empresas do setor. De acordo com a pesquisa, 62% das empresas varejistas pretendem oferecer aos clientes a possibilidade de pagamento por meio de aplicativo, porém a falta de informação sobre o uso da ferramenta e o pouco conhecimento dos consumidores a respeito da tecnologia ainda restringem a aplicação.
O estudo mostra que o tipo de pagamento utilizado pelos clientes varia conforme a compra e o produto. Normalmente, bens duráveis são pagos com cartão de crédito, muitas vezes em parcelas, já as compras de consumo imediato, nas lojas físicas, costumam ser realizadas com cartão de débito ou dinheiro.
Para as compras online, o cartão de crédito é o principal meio, independente do tipo de plataforma utilizada, seja smartphone ou desktop. “A relevância do meio de pagamento é muito mais cultural do que tecnológica, e a sua evolução dependerá do comportamento das próximas gerações (nativas digitais) e de sua aceitação de meios de pagamento mais convenientes, integrados ao smartphone ou a wearables”, afirmou Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
Outro tema que merece atenção especial são as ferramentas online utilizadas: somente 32% dos consumidores utilizam cupons de desconto, 23% programas de fidelidade e 17% cashback. Quase metade (46%) não utilizam nenhuma dessas ferramentas, que são meios de proporcionar satisfação e fidelização ao consumidor.
O estudo ainda verificou que a possibilidade de uso de criptomoedas, como o Bitcoin, costuma gerar curiosidade entre os brasileiros, mas a falta de segurança e de informação sobre seu funcionamento impedem o uso, o que condiz com a opinião das empresas, que não pretendem oferecer a opção nos próximos meses.
Para a realização do estudo, foram ouvidos diversos segmentos do varejo nacional, entre eles Eletromóveis, Materiais de construção, Supermercados, Drogarias e Perfumarias, Foodservice, Moda, Livrarias, Artigos do Lar e Óticas, Jóias e Acessórios. Também foram entrevistados 605 consumidores em todo o país, dos quais 92% costumam fazer compras online.
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