Começa nesta quarta-feira (22) e vai até sábado (25) a 29ª edição da ABF Franchising Expo. O evento vai reunir mais de 400 marcas dos segmentos de alimentação, educação, saúde, beleza, turismo, entretenimento e tecnologia, entre outros, e será realizado no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo.
Realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com organização e promoção da Informa Markets, o evento promete alavancar um setor que já recuperou grande parte dos impactos da pandemia. As franquias registraram um crescimento de 10,7% em 2021, atraindo cada vez mais investidores, e o volume total de unidades cresceu 9,1% no ano passado. Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 185 bilhões e dispõe de mais de 171 mil unidades no País, com quase 1,5 milhão de empregos diretos.
Neste ano, a área da feira foi ampliada em mil metros quadrados, chegando a 32 mil metros quadrados no total. A organização também afirma ter recebido muitas franquias estreantes no evento.
“Nossa expectativa é que esta seja a feira da retomada, auxiliando a fazer um match mais acurado entre redes de franquias em expansão e empreendedores em busca de negócios de sucesso. Mas algo mudou: os candidatos irão encontrar redes muito mais resilientes, digitalizadas e com mais canais de venda pelas lições da pandemia, o que consideramos muito positivo para o desenvolvimento do setor nos próximos anos. De outro lado, um mercado de trabalho ainda em ritmo lento de recuperação e uma crescente cultura empreendedora devem trazer também uma nova geração de empreendedores. Com isso, esperamos gerar ainda mais negócios”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.
Investimento a partir de R$ 10 mil
A ABF Franchising Expo trará franquias com investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 2 milhões. Completando o ecossistema do setor, participam também da feira fornecedores do franchising, pontos comerciais e, pela primeira vez, o evento será realizado de forma concomitante ao Exposhopping/Congresso Internacional de Shopping Centers, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
A feira oferece também espaços temáticos como a Arena do Conhecimento, com apresentações gratuitas sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil; o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil; e o Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema de franchising a exemplo de ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros. Há ainda um novo espaço para startup com soluções para o setor.
Primeiro negócio
O ambiente da ABF Franchising Expo e o modelo de franquias continuam a ser especialmente indicados para quem vai abrir seu primeiro negócio, estando ou não em sua ocupação anterior.
“Quem investe em uma franquia já parte com vantagens muito importantes em relação a um negócio isolado. Isso porque, além da menor taxa de mortalidade, adquire um modelo de negócio, produto ou serviço já desenhado e testado. Tem acesso também a processos, tecnologias, fornecedores, poder de compra, ações compartilhadas, experiência vivida na pandemia e o conhecimento de um empresário mais experiente, o franqueador. Por fim, opera com uma marca já reconhecida que ajuda na atração de clientes e no desenvolvimento de inovações”, ressalta André Friedheim.
Imagem: Shutterstock