Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Abastecimento

Faturamento do setor atacadista distribuidor cresce 18,7% nos 5 primeiros meses do ano

Resultado, segundo a ABAD, reflete a comparação com o fim do isolamento social

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Faturamento do setor atacadista distribuidor cresce 18,7% nos 5 primeiros meses do ano

O faturamento do setor atacadista distribuidor, que atende diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os municípios brasileiros, cresceu 18,7% nos primeiros cinco meses de 2023 quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Termômetro ABAD NielsenIQ, divulgado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores.

Considerando-se apenas o mês de maio de 2022, o faturamento do setor teve alta média de 17,3%. Na análise mês a mês, o Termômetro ABAD NielsenIQ aponta para um incremento de 20,2% em maio, na comparação com abril.

O desempenho positivo do setor atacadista distribuidor coincide com a retomada pós-pandemia, que é a principal base de comparação. “Nos primeiros três meses de 2022, o mercado ainda era afetado pela covid-19. Por esse motivo podemos notar um crescimento bastante significativo neste comparativo, uma vez que as pessoas voltaram ao convívio social e, naturalmente, ao trabalho e às compras, ampliando o consumo fora do lar”, analisa Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD.

Bar e Farma se destacam

No varejo físico, o levantamento mostra aumento no consumo de bebidas no canal Bar, que cresceu 7,9% em volume e 21,5% em valor. Enquanto isso, tanto no ramo de alimentos quanto no de limpeza, o destaque ficou para a contribuição do atacarejo e do autosserviço independente, responsáveis por puxar o crescimento no período estudado. Na cesta de higiene e beleza, houve aumento impulsionado pelo setor Farma tanto de cadeia quanto independente (respectivamente 24,6% e 23,2%).

Quando se fala de volume do setor atacadista distribuidor, de forma geral os canais Bar e Farma foram os que apresentaram maior crescimento. Três outros, no entanto, tiveram retração: hiper (-8,1%), autosserviço independente (-1%) e super pequeno (0,7%). Com exceção de Bazar, todas as cestas cresceram em volume no período analisado. Cigarro teve o maior crescimento (8,3%), seguida de Bebidas (4,8%) e Higiene e Beleza (3,6%).

Os dados mostram que o valor cresce acima do volume devido ao aumento de preços. Assim, Limpeza – cuja variação de preço no período superou 20% – foi a cesta com maior crescimento em valor (21,9%). Na sequência temos Higiene e Beleza, que cresceu 19,1% devido a uma variação de preços de 15,4% e Bebidas, com crescimento de 18,5% e uma variação de preços de 13%.

O Termômetro ABAD NielsenIQ reporta as informações dos questionários aplicados pela ABAD a cerca de 50 empresas do setor atacadista distribuidor, traçando, sobre dados declarados,

comparativos entre os períodos selecionados.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Abastecimento, Foodservice, Notícias, Supermercados
  • Tags: abastecimentoatacadistaatacadoBrasildistribuidorEconomiaempresasFaturamentofoodservicelojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciossupermercadosupermercadosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

de Redação 17 de maio de 2025

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

de Redação 17 de maio de 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

de Redação 17 de maio de 2025

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

de Redação 17 de maio de 2025

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

de Redação 17 de maio de 2025

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

de Aiana Freitas 17 de maio de 2025

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

de Redação 17 de maio de 2025

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

de Redação 17 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile