Dando destaque para projetos desenvolvidos a favor da geração de renda, empreendedorismo e gestão de resíduos, a Cidade Center Norte lançou a segunda edição do seu relatório anual de sustentabilidade. O projeto, que já beneficiou mais de 1.800 pessoas, ressalta o árduo trabalho da organização social em benefício do avanço sustentável da zona norte de São Paulo.
O Projeto Resíduo Zero foi criado pensando em uma solução eficiente para promover um impacto positivo na sua rede de atuação. São mais de 1.630 toneladas de resíduos gerados nas praças de alimentação, restaurantes, lojas e pavilhões de eventos do complexo
Composto por três empreendimentos – Expo Center Norte, Lar Center e Shopping Center Norte, a Cidade Center Norte recebe diariamente um fluxo superior a 50 mil pessoas em seus corredores e visa envolver e engajar tanto os funcionários das dependências quanto os lojistas, promotores e clientes em prol dessa causa.
“Queremos construir um ambiente de aprendizado e inovação, trazendo possibilidades e soluções para continuar a desenvolver a zona norte de São Paulo”, afirma Daniela Pavan, gerente-executiva de Sustentabilidade do Center Norte.
Engajamentos
Os eventos realizados no Expo Center Norte geram uma grande quantidade de resíduos resultantes da montagem de estandes, que incluem materiais como papelão, plástico e madeira. Por meio de um parceiro, esses resíduos são devidamente separados através de uma tecnologia de classificação óptica e encaminhados para o destino adequado.
Com essas iniciativas, o Expo Center Norte deixou de depositar esses resíduos em aterros sanitários, garantindo maior ecoeficiência e evitando impactos negativos ao meio ambiente. O Shopping Center Norte e o Lar Center adotaram uma estratégia para encorajar os consumidores a reaproveitar itens descartados em grande quantidade, como os cigarros, através da distribuição estratégica de bituqueiras nas instalações.
As açoes resultaram na coleta e reciclagem de mais de 13 mil unidades, que são transformadas em matéria-prima para a produção de aproximadamente 190 folhas sulfites. Essa prática também ajuda a evitar a contaminação de mais de seis mil litros de água em média por mês.
A estratégia adotada para engajar o público interno foi através de iniciativas de conscientização e participação de lojistas, auxiliando-os no manuseio e separação cuidadosa dos resíduos. Essa abordagem estabeleceu um caminho inédito para lidar com mais de 73 toneladas de sobras de alimentos provenientes da praça de alimentação, bem como das sobras das cozinhas, utilizando esses resíduos para a fabricação de adubo orgânico.
Parte desse material é destinada para utilização na horta orgânica, no estacionamento do Shopping Lar Center, que abastece aproximadamente 1.700 pessoas das comunidades próximas.
Adicionalmente, os resíduos recicláveis restantes, que são cuidadosamente manuseados pela Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR), resultaram na comercialização de mais de 665 toneladas de materiais recicláveis, incluindo alumínio, garrafas PET e papéis. Essa iniciativa gerou um investimento de mais de R$ 470 mil em projetos de geração de emprego e renda nas áreas circunvizinhas dos empreendimentos.
Geração de oportunidades
A Cidade Center Norte, por meio do Instituto Center Norte, investe em projetos de capacitação profissional e empreendedorismo social na zona norte de São Paulo. O HUB de empregabilidade formou e empregou 160 pessoas em situação de vulnerabilidade social, com mais de 60% sendo contratadas por empresas parceiras.
O projeto Pertinho de Casa apoiou mais de 60 mulheres empreendedoras da região a promoverem seus negócios online. Além disso, o Shopping Center Norte oferece espaços físicos, como os Quiosques Solidários, para mulheres artesãs empreendedoras comercializarem seus produtos. Mais de 245 mulheres foram capacitadas pelo projeto Mãos e Mentes, e 68 delas ocuparam os quiosques.
“Acreditamos na força do empreendedorismo como agente de transformação e temos muito orgulho de fazer parte da história de milhares de pessoas que, com a ajuda de nossos projetos e parceiros, foram capacitados, emponderados e passaram a ser protagonistas da sua história”, finaliza Daniela.
Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Divulgação