A Fábrica de Bolos Vó Alzira melhorou os seus resultados após a implementação de programas de Inteligência Artificial (IA) em seus processos internos, sobretudo, em vendas. As tecnologias são aplicadas tanto no sistema operacional quanto em áreas estratégicas da companhia. A iniciativa, além de reforçar o compromisso com a inovação e a excelência profissional, também marca uma nova fase da rede, que conta com mais de 300 lojas em todo Brasil.
“Estamos entusiasmados com o potencial transformador da IA em nossa operação. A tecnologia nos permite analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificar padrões e tendências e responder de forma mais ágil às demandas do mercado. Desde 2019, já usamos algoritmos de machine learning para predições de demanda conforme cenários de ajustes de preços nos produtos e de projeções de venda”, afirma a CEO da empresa, Tatiana Lanna.
A utilização de IA serve para interpretar os dados e buscar insights que não seriam observados sobre a análise de um colaborador. Dessa forma, a rede consegue entender mais sobre o negócio e encontrar oportunidades para crescimento. Os algoritmos desenvolvidos internamente para machine learning e deep learning usam critérios estatísticos, que fazem sentido para o negócio, e base de dados.
Conseguimos desenvolver soluções para ajudar na área de vendas da marca, na precificação dos produtos, na parte de entendimento de quem é nosso comprador. Nos impressiona a capacidade de extrair insights sobre dados qualitativos usando essas ferramentas”, aponta Tatiana.
Segundo a executiva, antes da implementação da ferramenta, as informações relevantes e confiáveis sobre esse tipo de dados eram obtidas somente através de pesquisas de mercado com alta captação. “Há muito tempo confiamos nossa estratégia de pricing à predileção de modelos desenvolvidos dentro da companhia, o que garantiu crescimento de 80% no faturamento em três anos”, complementa.
Momento de plena expansão
O momento atual da franqueadora é de plena expansão. A Fábrica de Bolo Vó Alzira prevê a abertura de 40 novas unidades no modelo de rua.
A ampliação terá foco tanto na capital, que possui mais de 40 lojas abertas, quanto no interior, em cidades como Campinas, Indaiatuba e Valinhos. Em São Paulo, a FBVA tem planos de estabelecer presença em bairros estratégicos, como Santo Amaro, Vila Mariana, Campo Belo, Pinheiros e Limão. Também estão na mira Osasco, na Região Metropolitana, e Praia Grande, no litoral paulista.
A empresa fechou 2023 com um faturamento na casa dos R$ 300 milhões e estima um crescimento de 15% para 2024.
A FBVA marca presença na ABF Franchising Expo 2024, que será realizada entre os dias 26 e 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na principal feira do setor, a companhia irá em busca de fazer negócios para aumentar a sua atuação no estado de São Paulo, região alvo do plano de expansão.
Imagens: Divulgação