Uma pesquisa realizada pelo eMarketerestima que as vendas totais no varejo em todo o mundo devem atingir US$ 23,36 trilhões em 2020, uma queda de 5,7% em relação a 2019. O estudo cita ainda que o ritmo da recuperação da crise causada pela pandemia de covid-19 será mais lento para o mercado do varejo em relação à crise de 2008.
O FMI (Fundo Monetário Internacional) estima que o crescimento mundial do PIB sofrerá queda de 3% este ano, em comparação com a queda de 0,1% em 2009.
Setor de viagens nos EUA
Outra pesquisa realizada pelo eMarketer diz que o sentimento do consumidor dos Estados Unidos em viajar poderá melhorar ao longo de 2020, mas isso dependerá de vários fatores, incluindo uma 2ª potencial onda do coronavírus de setembro a dezembro, o que pode tornar as pessoas mais cautelosas para viajar.
Segundo o estudo, é mais provável que os consumidores planejem viagens domésticas do que internacionais durante pelo resto de 2020. Em maio, o GlobalWebIndex perguntou a internautas dos Estados Unidos sobre quais tipos de férias eles planejavam tirar nos próximas 12 meses: 46% disseram que teriam férias domésticas e 20% disseram que ficariam em sua região. Só 1 em cada 10 entrevistados citou férias internacionais de curta ou longa distância.
* Imagem reprodução