Precisa de dinheiro e não sabe onde tem um caixa eletrônico? Essa dificuldade vai virar coisa do passado. Cada vez mais instituições lançam serviços de saque no comércio, caso da Tecban e PayGo, empresa de meios de pagamentos do C6 Bank. Agora é a vez da indústria de cartões se unir para desenhar um modelo parecido de transação, que foi batizado de Compre e Saque.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a normatização dessa modalidade de pagamento está quase pronta e será submetida à diretoria da entidade. Uma vez referendada internamente, a proposta será encaminhada para aprovação do Banco Central.
“O compre e saque não é uma novidade, existe em vários países. Já existiu inclusive no Brasil. Estamos conversando com as bandeiras para ter uma padronização operacional do produto”, afirma Ricardo Vieira, diretor-executivo da Abecs.
Segundo Vieira, o saque funcionaria como uma espécie de prestação de serviços ao emissor do cartão (instituição financeira). O emissor vai pagar uma remuneração para a credenciadora e para o comércio.
Vieira disse que a adesão à essa modalidade de saque não será obrigatória. “Vai depender da relação negocial de cada um”, afirmou ele.
Com informações do Portal 6 Minutos.
* Imagem reprodução