No mês de agosto, o fluxo de visitantes nos shopping centers apresentou um crescimento de 0,38%, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC), medido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento e fluxo para o varejo.
Glauco Humai, presidente da Abrasce, afirma que o setor de shoppings estimula o crescimento do varejo. “Os shoppings do país são um vetor de desenvolvimento importante. Os empreendimentos, em todo Brasil, recebem mais de 400 milhões de visitas por mês. Ou seja, registrar uma alta com base em dado tão representativo, mostra que os shoppings brasileiros inovam a cada ano e se mantêm sólidos no mercado”, disse.
As regiões Sudeste e Sul registraram crescimentos de 0,25% e 0,80%, respectivamente. Já o Nordeste caiu 0,63% em relação a 2017. “Houve crescimento analisando os números do ano anterior, mesmo que leve. Até o fim de 2018, com Dia das Crianças, Black Friday e Natal, a expectativa é que os brasileiros saiam para as compras, finalizando o semestre de maneira ainda mais positiva”, falou Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics.
Entre os dias 6 e 10 de agosto, houve um aumento no fluxo em todo o Brasil devido ao Dia dos Pais, data forte para o varejo. Neste período, houve um crescimento de 1,22% na frequência dos shopping centers, se comparado com o mesmo período de 2017.
Na medição regional do período, o Sudeste teve alta de 2,05%, seguido do Sul com 1,12% e Nordeste com 0,41%.
*Imagem reprodução