No mundo dinâmico do varejo, em que a competição é intensa e as estratégias de marketing são cruciais, surgiu uma abordagem inovadora chamada ADucation. Esta combinação potente de advertising (publicidade) e education (educação) tem ganhado destaque como uma maneira eficaz de unir o mundo comercial com a responsabilidade social e educacional.
A ADucation incorpora elementos educacionais nas estratégias de publicidade das empresas. Isso não significa simplesmente promover produtos, mas também fornecer informações úteis e valiosas aos clientes.
Essa abordagem visa empoderar os consumidores, tornando-os mais informados e capacitados a tomar decisões de compra conscientes. Ainda segundo Walter Longo, publicitário e especialista em inovação, a ADucation também pode ser definida como “todo esforço de marketing multiplataforma que tem como objetivo oferecer, motivar e engajar pessoas em causas significativas através da disseminação de conteúdo cultural, educativo e informativo”. Longo também destaca que o intuito dessa iniciativa no varejo é unir o poder da propaganda como propósito da educação, gerando um movimento.
Segundo pesquisas da Experiential Marketing Content Report, 73% dos consumidores têm uma visão positiva de marcas que tragam conhecimento e informação para eles. E 74% dos pesquisados admitem se engajar mais com marcas que produzem experiências de conteúdo memorável, com consequente tendência e preferência.
A Aducation, portanto, promove movimentos, tangibiliza propósitos, contribui com a sociedade, gera engajamento e reflete liderança das marcas e empresas como um recurso confiável.
Exemplos de aplicações práticas de ADucation no varejo
Muitas marcas de roupas de varejo estão adotando a ADucation para promover a moda sustentável. Elas não apenas anunciam suas roupas, mas também educam os consumidores sobre a importância da sustentabilidade na indústria da moda. Isso pode incluir cursos, eventos ou até conteúdos nas redes sociais ou nas lojas sobre como reformar roupas ou então dicas para prolongar a sua vida útil, por exemplo.
Redes de supermercados têm usado a ADucation para fornecer informações nutricionais aos clientes, novas formas de consumo, receitas ou até mesmo harmonização de produtos. Iniciativas como eventos gastronômicos, mini cursos, degustação comentada, elaboração de receitas com degustação nas lojas físicas, uso de materiais de ponto de venda ou até conteúdos divulgados nas redes sociais ou via programas de relacionamentos com o cliente podem promover diversos produtos, além de criar um ambiente de compra altamente educativo.
Lojas especializadas de beleza oferecem aulas online ou presencial de estética e maquiagem para futuros profissionais do setor, além dos seus próprios clientes finais. Muitas lojas de eletrônicos e dispositivos móveis oferecem tutoriais educacionais sobre como usar seus produtos. Os consumidores podem assistir a vídeos instrutivos ou participar de workshops, capacitando-os a tirar o máximo proveito de seus produtos.
Ademais, os programas de fidelidade podem ser extremamente estratégicos, já que não apenas recompensam as compras, mas também podem oferecer conteúdo educacional exclusivo para os membros, através do acesso a webinars, cursos, palestras, e-books, entre outros.
Por fim, a ADucation no varejo é uma abordagem inovadora que beneficia tanto as empresas quanto os consumidores. Ao fornecer informações educacionais em conjunto com estratégias de publicidade, as empresas podem criar uma experiência de compra mais memorável e significativa.
A busca pela sintonia entre a publicidade e a educação no contexto do varejo está em constante evolução, e os benefícios são claros: clientes mais informados e empresas com uma imagem de marca aprimorada.
Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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