Alta nos custos de eletricidade pressiona bares e restaurantes

Pesquisa da Abrasel revela que 40% dos estabelecimentos não conseguiram reajustar preços em 2024

Os custos com eletricidade, essenciais para a operação de bares e restaurantes, têm aumentado, pressionando a margem de lucro dos empresários, que já enfrentam outros desafios econômicos. Esse aumento dificulta o repasse direto desses custos ao consumidor, o que afeta o equilíbrio financeiro dos estabelecimentos.

Com a energia elétrica representando uma parcela significativa das despesas operacionais, muitos bares e restaurantes buscam alternativas para reduzir o consumo, sem comprometer a qualidade do serviço. “A energia elétrica é um insumo essencial. As cozinhas estão cada vez mais dependentes de energia, não só para refrigeração, mas também para o preparo dos alimentos”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

O aumento nos custos de eletricidade impacta também a competitividade do setor, que já enfrenta despesas elevadas com alimentos e insumos. De acordo com pesquisa realizada pela Abrasel em agosto deste ano, 40% dos estabelecimentos não conseguiram reajustar os preços dos cardápios nos últimos 12 meses. As variações das bandeiras tarifárias são um dos principais custos fixos enfrentados.

A tentativa de repassar os aumentos de tarifas ao consumidor é complexa, pois preços mais altos podem reduzir o movimento dos estabelecimentos, levando os clientes a buscar opções mais econômicas. Solmucci aponta que uma possível solução seria a retomada do horário de verão, descartada pelo Governo Federal em 2024:

“Nos causou muita estranheza a decisão do governo de adiar a discussão sobre a volta do horário de verão para o ano que vem. Segundo estudos do próprio governo, isto traria uma economia, ainda que pequena. E nos ajudaria do lado da demanda, com um aumento de até 50% no fim do dia, que se traduziria em um robusto incremento mensal no faturamento, de cerca de 10%. Com isso, ficou difícil de entender a decisão de não voltar com o horário de verão já este ano”, conclui.

Com informações de Mercado&Food
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist