Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O OMNICONSUMIDOR no centro das decisões da indústria automobilística

Cristiano de Paula Leite de Cristiano de Paula Leite
20 de novembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Em sua 30ª edição, o Salão Internacional do Automóvel aconteceu em São Paulo entre os dias 8 e 18 de novembro. Trata-se do 4º maior salão do mundo e um dos mais importantes eventos na economia brasileira. Todas as marcas de automóveis comercializadas no Brasil estavam presentes.

Para quem teve a oportunidade de conferir pessoalmente o evento percebeu uma abordagem diferente da indústria e respectivas marcas em relação a exposições dos seus produtos e serviços.

Nesta edição ficou claro que possuir bom portfólio de produtos e com custo benefício é uma obrigação para operar num mercado extremamente competitivo. E que a diferenciação passará pelo melhor entendimento da jornada de compra do consumidor.

E sobre esse tema, nota-se que algumas das montadoras realmente estão levando o assunto a sério e investindo em iniciativas totalmente alinhadas e que atendam os anseios e desejos deste novo consumidor, isto é, um OMNICONSUMIDOR que está muito mais conectado, informado e principalmente exigente.

Isso se refletiu principalmente na maneira como as marcas desenvolveram seus espaços. Muitas delas montaram seus stands a partir do conceito de Brand Space proporcionando uma experiência diferenciada e interativa com seus visitantes. De certa maneira já simulando o que seria uma concessionária do futuro.

Outro aspecto muito valorizado na feira foi a utilização de tecnologias para explorar os benefícios dos carros e promover uma experiência impactante para as pessoas. Aplicações de realidade aumentada, realidade virtual, digital signage entre outras sendo usadas com viés de negócios e não só para ativação da marca. Tais exemplos que inclusive temos presenciado na estratégia digital de grandes varejistas brasileiros.

E por trás de tudo isso, existe um movimento muito maior que envolve a transformação do modelo comercial atual do setor automotivo. A necessidade de entender e atender melhor esse novo consumidor está obrigando a indústria a rever quais seriam os melhores caminhos de chegar aos clientes com eficiência e principalmente efetividade.

Inclusive algumas marcas já estão colocando na prática modelos disruptivos. É o caso da VW que a partir de dezembro passa a testar a “concessionária digital”, que poderá ser aplicada em espaços menores, como shopping centers, eventos e mesmo até a casa do comprador.

Os concessionários lançam mão da tecnologia, incluindo a realidade virtual, para “irem até onde o cliente está”, e iniciam o desenvolvimento de novos canais de relacionamento e interação com consumidores. O mais fascinante nesse movimento é que a utilização de tecnologias e plataformas digitais certamente vai fortalecer o modelo tradicional de rede de concessionários. Obviamente os distribuidores terão que se adaptar ao novo modelo, mas ao final dessa jornada transformadora, os empresários com visão de negócios poderão sair mais fortalecidos já que terão a capacidade de acompanhar de fato a jornada de compra do consumidor.

Neste novo contexto, um bom revendedor poderá investir e se dedicar em gerar receitas com serviços e pós-vendas e manter uma base de clientes fiel e com relacionamento mais sustentável. Poderão utilizar novos formatos digitais para gerar leads mais qualificados e desenvolver um trabalho de nutrição com potenciais clientes valorizando muito mais os benefícios dos produtos por perfil de cliente. Um modelo como esse sendo implementado com sucesso tornará o processo de vendas mais saudável, pois as negociações deixarão de ser pautadas somente por promoções e descontos. Literalmente entra se num ciclo virtuoso de vendas e relacionamento com consumidores.

Acompanhar o movimento dessa indústria é essencial já que interfere nos hábitos e costumes de qualquer sociedade. O novo jeito de pensar das montadoras de veículos influenciará o futuro da mobilidade e o consumidor no epicentro das decisões viabilizará um grande ecossistema de negócios onde orbitarão dezenas de empresas como as de tecnologia, transporte, serviços, financeiras, seguros, operadoras de celular entre outras.

Vivenciar e presenciar uma indústria tão robusta e importante se adaptando o novo mercado com ações práticas não deixa de ser uma grande inspiração e referência para qualquer profissional que atua na indústria ou varejo.

A dica é manter-se atento e quem sabe aproveitar insights desse setor para o seu negócio.

Postagem anterior

Setor de Franquias registra crescimento de 6,3% no terceiro trimestre

Próxima Postagem

Samsung inicia atendimento em LIBRAS por videoconferência

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite é head de Relacionamento com o mercado da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Samsung inicia atendimento em LIBRAS por videoconferência

Samsung inicia atendimento em LIBRAS por videoconferência

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.