fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A loja física em check! Possíveis alternativas

Redação de Redação
9 de junho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Inovação, Malls, Shopping Centers, Varejo Digital
0

Por Jean Paul Rebetez *

Nas últimas duas edições do evento NRF Retail’s Big Show (EUA) a palavra de ordem foi “Brick is the New Black”, traduzindo: a loja física voltou com tudo!

Segundo eles, a loja física ficou um período relevada ao segundo plano em termos de investimentos e atenção, logo em seguida, entenderam que on e offline não têm divisões e as fronteiras sumiram e recentemente elevaram o varejo físico ao ponto máximo de conexão junto ao consumidor.

Mas, essa realidade vista lá fora se reflete no combalido cenário brasileiro?

Difícil crer quando acumulamos quedas nas receitas das lojas físicas na ordem de 10,9% comparando-se o mesmo período do ano anterior que já vinha em plena deterioração (dados do IDV).

Ao mesmo tempo que as vendas estão sofrendo no varejo físico, como anda o varejo online?

Bem, obrigado! Muito ainda por fazer para buscar resultados, mas crescendo acima dos dois dígitos em 2016.

Praticamente a maioria das grandes marcas do varejo já tem sua loja online e não poderia ser diferente, na última linha o todo gera algum resultado.

Claro que neste sentido o varejo físico enfrenta inclusive mais esse desafio para competir, levando chumbo desse “fogo amigo” inclusive!  As livrarias são prova disso!

Diferentemente do que apresentado nas edições do NRF, vimos em meio a crise brasileira o varejo físico se sustentando no limiar de suas forças, não dando conta de arcar com despesas cada vez mais pesadas como locação, mão de obra, estoque, custo de oportunidade e falta de crédito.

As lojas físicas estão em check?

Acredito que sim, pelo menos neste cenário a mínguas.

Alguns procedimentos são emergenciais para tirar as lojas do coma ao mesmo tempo que um novo papel deverá ser pensado para o canal.

Então quais são as alternativas?

Listo algumas nas quais podem ajudar nesse momento incerto:

  • Cuidar do sortimento. Não carregue estoque que seja pouco relevante para seu consumidor – o sortimento não pode falhar, rupturas dos itens que mais vendem não são aceitáveis. Livre-se do que gira pouco;
  • Baixar o nível dos estoques o suficiente para não perder vendas, mesmo que algumas sejam perdidas! Estoque custa e muito, dinheiro parado é igual a juros no banco;
  • Renegociar com os fornecedores preços e prazos;
  • Baixar as taxas de ocupação, preferencialmente devem ser negociadas a participação sobre o faturamento e não mensalidades fixas que corroem ganhos e inviabilizam o estabelecimento tanto em lojas de rua assim como nos shoppings;
  • Priorizar o digital inclusive como ferramenta de marketing. É mais barato do que as ações off-line e são mensuráveis;
  • Cuidar do seu “Head Count”. Não tenha gente em excesso e muito menos mal capacitada – mão de obra é um dos vilões das empresas atualmente. Remunerações variáveis aliviam muito este peso.

Acredito ainda que para viabilizar o varejo físico a indústria deverá ter um papel primordial nesse sentido, as lojas não se sustentam sendo apenas “showrooming” da indústria. É necessário investimento no varejo. Assim como o apartheid contábil entre as unidades on e offline deixam de ser relevantes para enxergarmos um só resultado, o da operação.

Quer saber mais, entre em contato conosco: jean.rebetez@gsagr.com.br

*Jean Paul Rebetez (jean.rebetez@agrconsultores.com.br) é head de Entrega de Projetos da GS&AGR Consultores

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

CEO de marca de cereais personalizados compartilha seu case no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Diretor-presidente da Hering estará no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta
Destaque do dia

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento
Destaque do dia

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021
PicPay
Destaque do dia

Com crédito pessoal, PicPay se consolida como marketplace financeiro no País

26 de fevereiro de 2021
Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual
Destaque do dia

Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual

26 de fevereiro de 2021
lojas-americanas
Destaque do dia

BR Distribuidora fecha parceria com Lojas Americanas para lojas de conveniência

25 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Diretor-presidente da Hering estará no LATAM Retail Show

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: