fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

6 lições valiosas sobre propósito

Redação de Redação
13 de outubro de 2016
no Artigos, Destaque do dia
0

Por Rodrigo Anunciato*

Estamos em pleno momento de transição. Seja devido ao atual cenário político, econômico, social, ou mesmo por suas consequências, a realidade das organizações vem mudando drasticamente e deve mudar ainda mais nos próximos anos, mesmo com a tão aguardada retomada da economia.

As equipes de trabalho, antes inchadas e repletas de profissionais, dão cada vez mais lugar a times enxutos, multitarefas e que em muitos casos, vem trabalhando por vários para manter as empresas ativas.

Esse processo, marcado por inseguranças e incertezas, trouxe uma grande lição para todos nós: é possível fazer mais e melhor, mesmo com equipes reduzidas.

No entanto, para isso não basta apenas garantir a manutenção dos empregos, algo cada vez mais fundamental no atual cenário devido às incertezas deste momento, mas é preciso ir além.

Uma boa forma de se fazer isso é por meio do estímulo às equipes.

Sabemos que este é um trabalho árduo e que requer cada vez mais empenho dos líderes no sentido de reforçar a todo o momento os reais objetivos e expectativas da empresa.

Mas só isso não basta. É preciso ir além e estimular cada profissional a buscar algo maior e que justifique seus esforços e empenhos para a conquista de resultados, pois caso contrário, a pressão cada vez maior pela excelência na execução acaba por desmotivar.

Joey Reiman, um dos maiores especialistas na área de liderança, marketing e inovação por propósitos e eleito pela revista Fast Company como uma das “100 pessoas que vão mudar o modo como o mundo pensa”, é autor de vários livros, dentre eles “Propósito – Por Que Ele Engaja Colaboradores, Constrói Marcas Fortes e Empresas Poderosas”.
Em uma de suas publicações, Reiman destaca seis lições sobre propósito:

1 – Propósito não é o que te tira da cama no meio da noite: é o que te faz sair da cama pela manhã;
2 – Marcas sem propósito fazem dinheiro, marcas com propósito fazem a diferença;
3 – Propósito transforma marcas em um significado maior. E se você não tem algum significado maior hoje, você não significará nada no futuro;
4 – Pessoas que procuram por um propósito não olham para o futuro, olham para o passado. Então, vá para trás para ir para frente;
5 – Propósito é um “porquê” e não um “o quê”;
6 – “Nunca se case com alguém que não é amigo do seu entusiasmo”.

Com a chegada dos millennials ao mercado de trabalho, cada vez mais o mundo dos negócios vai sentir a importância de se ter e disseminar propósitos.

Por isso, uma valiosa forma de sair na frente é estimular seu time na busca por seus propósitos. Uma boa forma de se fazer isso é por meio do reconhecimento e da valorização. Não estamos dizendo aqui que a cada passo o profissional deve receber um elogio, mas em momentos em que se fez de fato a diferença, seja com uma ideia ou uma entrega é importante que se tenha um retorno a respeito.

Este tipo de atitude tem um grande valor para quem recebe a informação e promove a convicção de que se está caminhando para o rumo certo e de forma alinhada ao propósito pessoal e da organização.

Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, o reconhecimento é uma forma de “dar a energia vital ao funcionário para continuar fazendo e seguindo em frente”, evitando interpretações errôneas como “não ser mandado embora já é um elogio” ou “o silêncio é a melhor maneira de dizer que está tudo em ordem”.

Pense nisso!

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

E-commerce espera faturar mais de 2 bilhões de reais no Dia das Crianças

Próxima Postagem

OMS recomenda aumento de impostos de refrigerantes e bebidas açucarada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Mercado Livre
Destaque do dia

Mercado Livre planeja investir R$ 10 bilhões no Brasil em 2021

2 de março de 2021
Foodservice on the road
Artigos

Foodservice on the road

2 de março de 2021
Depois do Distrito Federal, Rio de Janeiro ganha armários inteligentes dos Correios
Destaque do dia

Correios querem instalar 3 mil lockers em todo o Brasil até 2023

2 de março de 2021
E-commerce-segue-em-expansao-e-dobra-as-vendas-em-julho
Destaque do dia

Grupo Avenida e InfraCommerce registram pedido de IPO junto à CVM

2 de março de 2021
Parceria entre Saraiva e 99: desconto para retirada de produtos em loja
Destaque do dia

Credores da Saraiva aprovam aditamento ao plano de recuperação judicial

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil
Artigos

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
Próxima Postagem

OMS recomenda aumento de impostos de refrigerantes e bebidas açucarada

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Mercado Livre

Mercado Livre planeja investir R$ 10 bilhões no Brasil em 2021

2 de março de 2021
Foodservice on the road

Foodservice on the road

2 de março de 2021
Depois do Distrito Federal, Rio de Janeiro ganha armários inteligentes dos Correios

Correios querem instalar 3 mil lockers em todo o Brasil até 2023

2 de março de 2021
Nestlé lança programa para atuar no mercado de social selling

Nestlé lança programa para atuar no mercado de social selling

2 de março de 2021
E-commerce-segue-em-expansao-e-dobra-as-vendas-em-julho

Grupo Avenida e InfraCommerce registram pedido de IPO junto à CVM

2 de março de 2021
SP autua 286 estabelecimentos no primeiro final de semana do toque de restrição

SP autua 286 estabelecimentos no primeiro final de semana do toque de restrição

1 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: