fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Dia dos Namorados deve injetar R$ 11,5 bilhões na economia, projeta pesquisa

Redação de Redação
5 de junho de 2017
no Destaque do dia, Finanças, Projeções Econômicas
0

92 milhões de brasileiros devem ir às compras na última data comemorativa do primeiro semestre, de acordo com pesquisa. Apenas 9% pretendem gastar mais com presentes do que em 2016. Pagamento à vista é escolha de 69% dos consumidores

Ainda que o número de pessoas interessadas em presentear alguém seja alto, a maior parte dos compradores não deve aumentar os gastos na comparação com o ano passado. 

  • Apenas 9% desses consumidores disseram que têm a intenção de gastar mais com os presentes;
  • 32% planeja gastar a mesma quantia que em 2016;
  • 24% pensam em diminuir
  • os consumidores indecisos somam 16%.

Reflexo da crise

A principal justificativa para 44% dos entrevistados que vão gastar menos no Dia dos Namorados é uma situação financeira ruim, com orçamento apertado.

Em seguida, 37% pretendem economizar, 25% devido ao aumento da inflação e da economia instável e 18% por causa de dívidas em atraso.

Dentre a minoria, que pretende aumentar os gastos com presentes, o desejo de comprar um produto melhor (56%) e o encarecimento dos presentes (40%) são os mais mencionados.

Apenas 8% disseram que vão gastar mais porque tiveram melhoria na renda.

Gasto médio com presentes deve ser de R$ 124 e 69% vão pagar à vista

O pagamento a vista será o meio mais utilizado pelos consumidores, citado por 69% da amostra, sendo que em 56% dos casos o pagamento será em dinheiro e em 13%, no cartão de débito. O cartão de crédito será usado por 24% dos entrevistados, seja em parcela única (9%) ou em várias parcelas (15%). Entre os que dividirão as compras, seja no cartão de crédito ou de loja, a média é de três prestações por entrevistado.

Considerando a soma de todos os presentes adquiridos, o gasto médio deve girar em torno de R$ 124. Este valor aumenta para R$ 158 entre os entrevistados das classes A e B e diminui para R$ 114 entre os respondentes das classes C, D e E. Vale destacar que metade dos entrevistados (50%) ainda não sabe ou não decidiu o quanto vai gastar com o mimo da pessoa amada.

Roupas, perfumes e calçados lideram a preferência de compra

Os presentes mais procurados por quem vai presentear serão:

 

  • roupas (30%)
  • perfumes, cosméticos e maquiagem (18%)
  • calçados (11%)
  • acessórios como cinto, óculos e bolsas (9%)
  • flores (7%)
  • bombons e chocolates (5%)
  • jantares (4%)
  • celulares e smartphones (3%)

O estudo buscou identificar não apenas os presentes mais procurados por quem vai presentear, como detectar também os presentes que o consumidor mais gostaria de receber no Dia dos Namorados. A ordem é a mesma: roupas (23%), perfumes (15%), calçados (10%) e acessórios (9%), que também lideraram o ranking da relação de presentes mais desejados.

Locais de compras

Quanto aos locais de compras, os shopping centers são os destaques, com preferência de quase um terço (32%) dos entrevistados. As lojas de rua (22%), shopping populares (10%), lojas de departamento (7%) e lojas on-line pela internet (4%) completam a lista.

Para escolher o local, os fatores mais decisivos são o preço (56%), a qualidade dos produtos ofertados (37%) e as promoções e descontos (32%). Cerca de 36% pretendem fazer as compras de última hora, apenas nas vésperas do Dia dos Namorados.

No dia

A maior parte dos entrevistados (37%) pretende comemorar a data em sua própria casa. A comemoração em restaurantes foi a opção escolhida por 22% dos entrevistados e 8% vão optar pela casa do namorado(a). Dois em cada dez entrevistados (19%) ainda não sabem ou não decidiram onde vão celebrar a data.

 

Foram ouvidos, pessoalmente, 883 consumidores de ambos os gêneros, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais do país. Para avaliar o perfil de compra, foram considerados 600 casos da amostra inicial que têm a intenção de comprar presentes. A margem de erro dessa amostra é de no máximo 4,0 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%. 

Fonte: pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em toda as capitais brasileiras

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: datas do varejoe-commercerestaurantesshopping center
Postagem anterior

AT&T humaniza a tecnologia no ponto de venda em flagship em São Francisco

Próxima Postagem

Momentum: Food Hall é a evolução do varejo para o avanço do Foodservice

Redação

Redação

Relacionada Posts

Como será o varejo em 2021? Conheça os destaques da NRF e as perspectivas para o ano
Destaque do dia

Como será o varejo em 2021? Conheça os destaques da NRF e as perspectivas para o ano

28 de janeiro de 2021
Serviço e experiência do cliente como aliados para melhoria de resultados no varejo
Artigos

Serviço e experiência do cliente como aliados para melhoria de resultados no varejo

28 de janeiro de 2021
PepsiCo e Beyond Meat fazem parceria para criar produtos com proteína vegetal
Destaque do dia

PepsiCo e Beyond Meat fazem parceria para criar produtos com proteína vegetal

28 de janeiro de 2021
Ikea inaugura novo conceito de loja que permite que cliente ‘veja’ casa dos sonhos
Destaque do dia

Ikea inaugura novo conceito de loja que permite que cliente ‘veja’ casa dos sonhos

28 de janeiro de 2021
Na 5ª operação desde a abertura de capital, Locaweb compra a ConnectPlug
Destaque do dia

Na 5ª operação desde a abertura de capital, Locaweb compra a ConnectPlug

27 de janeiro de 2021
entrega de alimentos online
Destaque do dia

Procon-SP pede que aplicativos expliquem medidas de segurança adotadas na entrega

28 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

Momentum: Food Hall é a evolução do varejo para o avanço do Foodservice

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Pesquisa revela que 89% dos pequenos negócios já enfrentam queda no faturamento

Desemprego chega a 14,1% entre setembro e novembro de 2020, maior índice desde 2012

28 de janeiro de 2021
Como será o varejo em 2021? Conheça os destaques da NRF e as perspectivas para o ano

Como será o varejo em 2021? Conheça os destaques da NRF e as perspectivas para o ano

28 de janeiro de 2021
Serviço e experiência do cliente como aliados para melhoria de resultados no varejo

Serviço e experiência do cliente como aliados para melhoria de resultados no varejo

28 de janeiro de 2021
PepsiCo e Beyond Meat fazem parceria para criar produtos com proteína vegetal

PepsiCo e Beyond Meat fazem parceria para criar produtos com proteína vegetal

28 de janeiro de 2021
Com investimento de R$ 15 mi, complexo gastronômico sustentável abre as portas em Balneário Camboriú

Com investimento de R$ 15 mi, complexo gastronômico sustentável abre as portas em Balneário Camboriú

28 de janeiro de 2021
Ikea inaugura novo conceito de loja que permite que cliente ‘veja’ casa dos sonhos

Ikea inaugura novo conceito de loja que permite que cliente ‘veja’ casa dos sonhos

28 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: