fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo Total – Destino: Varejo 2020! Parte II: Pessoas

Jean Rebetez de Jean Rebetez
10 de outubro de 2017
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura:2 mins read
0
Varejo Total – Destino: Varejo 2020! Parte II: Pessoas

Continuando nossa conversa sobre o novo varejo que surge debaixo dos nossos olhos, este varejo que tem como suporte o entendimento dos ALGORITMOS, turbinado pelo BIG DATA, softwares capazes de interpretar dados que são coletados online ou offline e predizer não apenas as tendências de consumo, mas identificar o consumidor, não há como não introduzir a este contexto o impacto disso na vida das pessoas.

LEIA TAMBÉM: Varejo Total – Destino: Varejo 2020!

Sim, nas pessoas! Se este varejo que surge é o de IDENTIFICAÇÃO por meio da tecnologia, qual o papel das pessoas – nós pobres mortais profissionais do varejo?

O que já se sabe é que esta automação precipitará o fim de diversas atividades profissionais, como é inoxerável a cada novo ciclo evolutivo que vivemos. E também, como consequência, outras novas profissões e habilidades serão requisitadas e demandadas pelo setor.

Vendedores, caixas, gestores de lojas, atendentes de telemarketing… segundo algumas previsões, estão com seus dias contatos, pelo menos da forma que desempenham suas funções hoje em dia. O varejo está inserido numa irreversível automação de processos e otimização dos recursos e repensar a qualificação da mão de obra varejista e a sua atuação é preemente.

Abaixo, destaco uma interessante pesquisa realizada pelo jornal The Economist sobre algumas profissões que possuem grandes chances de desaparecer por conta de automação dos processos, são elas:

Vendedores e atendentes de telemarketing figuram no topo da lista da pequisa como fortes candidatos a extinção nos próximos 20 anos. Chatbot já é uma realidade. “Watsons”, “Alexias” e “Siris” já são companhia para muitos clientes ao redor do mundo e, às vezes, nem sabemos disso!

E como não se perguntar: De que maneira essa onda de “desempregados estruturais” afetará os negócios nos próximos anos?

Sei que estamos longe disso ainda, mas fato é que a automação nos países em desenvolvimento gerará impacto no emprego, renda e na vida das pessoas em geral, talvez deixando muitos de nós à margem do nosso entorno profissional.

No varejo, já conseguimos enxergar exemplos dessa automação aqui e ali – self check out e robôs para telemarketing já são realidade!

Redução de Head Count com especialização cada vez maior do time é o que aponta, as novas tendências para a mão de obra.

Capacitação

Equipes capacitadas, muito bem orientadas por processos eficazes e com muito engajamento serão cada vez mais relevantes, independente das tecnologias.

O capital humano capaz de aportar curadoria e imparcialidade, navegando com fluidez entre as ferramentas digitais e o físico dando suporte ao consumidor, onde e como ele desejar, sobreviverá e será cada vez mais valorizado – estes não estão ameaçados!

Quer falar mais, entre em contato, nós da GS&CONSULT encabeçamos diversos projetos orientados para o novo varejo, será um prazer dividir as experiências.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Lojas Americanas abre loja em Novo Horizonte (SP)

Próxima Postagem

Loja de enxoval de bebês nos EUA lança robô virtual para atender brasileiros

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionada Posts

Loja da Imaginarium, uma das marcas do Grupo Uni.co
Destaque do dia

Americanas adquire Grupo Uni.co, dono de Imaginarium e Puket

20 de abril de 2021
Lojas Renner investe em inovação
Destaque do dia

Na Renner, inovação está “a serviço do encantamento”, afirma diretor

20 de abril de 2021
BRF PLANEJA AUMENTAR EM 300% ESPAÇOS DIFERENCIADOS
Destaque do dia

BRF planeja aumentar espaços diferenciados em redes varejistas em 300%

20 de abril de 2021
Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?
Artigos

Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?

20 de abril de 2021
Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?
Artigos

Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?

20 de abril de 2021
Alexandre Bratt, CEO da Grand Cru
Destaque do dia

Grand Cru aposta em crescimento de lojas próprias e em supermercados

19 de abril de 2021
Próxima Postagem
Loja de enxoval de bebês nos EUA lança robô virtual para atender brasileiros

Loja de enxoval de bebês nos EUA lança robô virtual para atender brasileiros

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Loja da Imaginarium, uma das marcas do Grupo Uni.co

Americanas adquire Grupo Uni.co, dono de Imaginarium e Puket

20 de abril de 2021
Serasa compra startup de análise de crédito

Serasa compra startup de análise de crédito

20 de abril de 2021
Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

20 de abril de 2021
Créditos tributários injetam ânimo em varejistas

Smartbank compra startup de crédito para PMEs

20 de abril de 2021
Receita com vendas da Danone caem 3,3%

Receita com vendas da Danone caem 3,3%

20 de abril de 2021
Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

20 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: