fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo do meio

Caio Camargo de Caio Camargo
13 de junho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Startup
0
O varejo do meio

Uma das questões que venho refletindo atualmente é sobre o varejo de médio porte, pouco estudado e pouco comentado, não somente no Brasil, mas, aparentemente, também um problema global.

Se entendermos o varejo como uma pirâmide, a ponta seria ocupada pelos principais líderes de mercado, considerando marcas e redes já consagradas. Tal como as marcas que figuram sempre em alguma lista ou ranking dos 100 ou 300 mais de cada segmento.

A base da pirâmide, com certeza, estaria ocupada pelo pequeno varejo, sendo formada pelo comércio de bairro, tal como sempre é comentado nesse caso, como também qualquer estabelecimento menor, até mesmo uma minúscula portinha em um dos rincões do país, que venda alguma coisa para alguém. Todos esses estariam na base da pirâmide.

Analisando os dois extremos, se as lideranças do mercado de varejo, não importa qual segmento, possuem capacidade de investir e até mesmo de propor inovações em seu setor ou na forma de dialogar e trabalhar com seus consumidores; na base da pirâmide, há um varejo que se, por um lado, é difícil de ser alcançado em sua totalidade, pela gigantesca pulverização de sua distribuição, hoje encontra diversas entidades, com diferentes fins, para apoio, desenvolvimento e educação, e até mesmo diversos serviços de financiamento ou crédito à disposição. Na maioria dos casos, não são as entidades que procuram esse tipo de empreendedor, mas os próprios empreendedores que acabam procurando esse tipo de apoio.

A questão está no varejo do meio. Há uma dificuldade gigantesca em se estabelecer quem é o varejista de médio porte no país. É possível adotar alguma métrica e buscar algum corte a ser estabelecido, talvez pelo número de lojas, talvez pelo faturamento, mas mesmo na cabeça do empreendedor, do dono do negócio, do presidente da empresa, ou, de como é chamado o principal líder da empresa, é difícil entender no varejo quais são os limites que separam os pequenos dos médios negócios, assim como os limites que separam os médios dos grandes players. De fato, não se trata de uma linha definida, é uma linha difusa, complexa, e que merece ser melhor avaliada.

Mas qual a importância desse tema?

O varejo do meio não vem sendo atendido corretamente. Para o varejista que se encontra “no meio da pirâmide”, assuntos como branding, estratégia, tecnologia, inovação e até mesmo a possibilidade de novos investimentos não parecem estar sendo pensados para sua realidade de mercado.

Assuntos como, por exemplo, a tão falada omnicanalidade, são empurrados da mesma maneira como são colocados aos grandes players, necessitando foco, investimentos e até mesmo quebras de cultura que são difíceis ao varejista intermediário.

Mesmo ações de marketing como campanhas ou ações em redes sociais, questões de logística, operações, tudo parece esquecer que o varejista intermediário possui, na maioria das vezes, uma estrutura enxuta e lucros ou recursos disponíveis para a inovação e transformação totalmente limitados.

A maioria das soluções disponíveis lhe parece como sapatos que hora ficam demasiadamente apertados, ou folgados demais. Não há soluções, salvo exceções, que são adaptáveis ao seu modelo de negócio.

Mas, embora faltem opções, também falta voz para esse mercado. Há alguns movimentos interessantes acontecendo no Brasil, procurando marcas que possuem este tipo de afinidade em relação ao seu porte, mas, para que de fato haja mudança no setor, faz-se necessário que haja uma mudança radical de mindset do empreendedor, compreendendo melhor seu setor, e sua capacidade de transformação e potencialização de negócios hoje existente.

Do mesmo modo que, para a maioria dos médios, um dos objetivos é ser um líder de mercado, para que esse objetivo seja atingido, não se pode mais pensar como pequeno.

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Casillero del Diablo lança app de Realidade Aumentada

Próxima Postagem

Mastercard apresenta tecnologias para o varejo

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é diretor comercial da Linx, uma das maiores empresas de tecnologia do País. Com mais de 20 milhões de leitores e dezenas de milhares de seguidores nas principais redes sociais, é uma das principais referências do mercado quando se trata de vender mais e melhor. É autor do livro "Arroz, Feijão & Varejo", um dos mais vendidos livros sobre o varejo brasileiro desde seu lançamento.

Relacionada Posts

Parceria entre Saraiva e 99: desconto para retirada de produtos em loja
Destaque do dia

Credores da Saraiva aprovam aditamento ao plano de recuperação judicial

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista
Artigos

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil
Artigos

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias
Destaque do dia

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos
Destaque do dia

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021
Primeira a se instalar no Brasil, Ford anuncia fechamento de fábricas no País
Destaque do dia

Ford vai fechar 160 concessionárias e terá de brigar pelas lojas que vão restar

28 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Mastercard apresenta tecnologias para o varejo

Mastercard apresenta tecnologias para o varejo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Com pandemia de Covid-19, varejo elimina 75,2 mil lojas

Com pandemia de Covid-19, varejo elimina 75,2 mil lojas

1 de março de 2021
Litro da gasolina fica acima de R$ 5 pela primeira vez na média nacional

Petrobras faz 5º reajuste no ano e alinha gasolina e diesel a preço internacional

1 de março de 2021
Parceria entre Saraiva e 99: desconto para retirada de produtos em loja

Credores da Saraiva aprovam aditamento ao plano de recuperação judicial

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
Petrobras comunica nova alta da gasolina e do diesel nas refinarias, diz Abicom

Petrobras anuncia reajuste de gasolina, diesel e gás de cozinha nas refinarias

1 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto:
    A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso. AceitarPolítica de Privacidade.