fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mais comunicação e menos conflito

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
26 de julho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
0
Mais comunicação e menos conflito

Que a comunicação eficaz é muitas vezes a solução de problemas que poderiam ser evitados ou ao menos minimizados, todos sabem. No franchising, no entanto, mais do que importante, ela é crucial para o sucesso da relação de franquia.

Relação essa que é de total interdependência. Franqueados e franqueadores têm que ter a consciência de que se conquista muito mais juntos do que separados. Na relação de franquia, colocar o ego de lado e reconhecer que seu progresso está intimamente ligado ao trabalho de outro é fundamental – exige maturidade e abertura ao diálogo.

O paradoxo é que, muitas vezes, quanto mais damos importância para algo, maiores são as dificuldades de comunicação. Isso porque outros fatores acabam influenciando no processo, principalmente as emoções. Na relação de franquia, o franqueador tem em alta conta tudo o que conquistou, a marca, a rede, sua reputação. O franqueado, por sua vez, tem muitas vezes na franquia, o negócio de sua vida, o sustento de sua família.

Então, nada melhor que uma boa dose de empatia, escuta e assertividade. Os dois lados estão, na prática, defendendo a mesma coisa, ambos desejam sucesso e um futuro promissor para o negócio.

Para conquistar o tão sonhado “nós” numa relação de franquia, quando cada um dos envolvidos deixa de pensar apenas no “eu” ou “você”, e abraçam as causas conjuntas, o franchising desenvolveu ao longo dos anos algumas boas práticas que podem ser incorporadas em qualquer relação, seja ela de negócios ou não. Algumas delas são relatadas por Greg Nathan no livro “Parcerias Lucrativas”, as quais relato abaixo:

  • Ouvidoria: Uma abordagem de escuta ativa, em que o aspecto defensivo tem que ser deixado completamente de lado. Ela envolve ouvir o outro com cuidado, sem interrupções e sem julgamentos. A ideia é entender o que está efetivamente causando o desconforto da pessoa na relação, e isso vai além de estar disponível. Exige uma boa dose de concentração e autocontrole. Mesmo que você não concorde, permitir que a pessoa exponha suas preocupações é muitas vezes tudo que é preciso para que ela se livre do peso que está sentindo e comece a pensar com mais clareza. Pode ser que até comece a concordar com você.
  • Abordagem assertiva: Trata-se de uma abordagem que respeita as diferenças e as necessidades de todos. Não é, no entanto, fácil. Não fomos criados para falar o que é preciso ser dito, muitas vezes entendemos que é melhor “não falar nada” ou esperar que as coisas se resolvam; ou, ao falar, acabamos sendo agressivos, imputando culpa, acusações e outros. Ser assertivo não é fácil, exige coragem e prática. Envolve a expressão de pensamentos e sentimentos de forma clara e aberta, ao mesmo tempo em que se respeita a necessidade do outro. No franchising, com tantos elos distintos, isso se torna ainda mais fundamental.
  • Foco em interesse e não em posições: Entender efetivamente o que é valor para você e para o outro. Muitas vezes assumimos posições duras e nada flexíveis ao tentar a solução de algum conflito. Mas, em algumas situações, se o foco estiver apenas no que é de interesse de cada um, pode surgir complementariedade. Um exemplo dado por Greg Nathan, é de duas irmãs que brigavam pela mesma laranja. Ambas assumiram a posição de que “precisavam da laranja” e acabaram dividindo-a. No entanto, não se atentaram que uma precisava da casca e a outra da polpa do fruto. Ou seja, suas posições rígidas acabaram prejudicando as duas a conquistar o que efetivamente tinham interesse.

Embora uma boa comunicação seja essencial para o sucesso em todas as áreas da vida, ela é pouco trabalhada como competência. Para se chegar num nível em que a comunicação seja efetiva, é preciso prática e muito comprometimento com o outro. No franchising mais ainda e é fundamentalmente um fator de sucesso para os negócios.

 

Nota:

*No mês de julho o Grupo BITTENCOURT lançou a 8ª edição do livro Parcerias Lucrativas de Greg Nathan, uma das principais publicações voltadas para empreendedores, franqueadores e franqueados. Com conteúdo ampliado e atualizado, traduzido e lançado no Brasil pelo Grupo BITTENCOURT, o material promove reflexões sobre comunicação, atitudes e práticas do franchising; respeito e confiança mútua entre os profissionais da franqueadora e do franqueado,  além de explorar outros pontos importantes para o sucesso de todo o sistema. O livro já está à venda na loja online: https://www.suafranquia.com/loja/livros/parcerias-lucrativas

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

Chilli Beans inaugura loja conceito em Curitiba

Próxima Postagem

RDS Sell Out Expert confirma presença no Latam Retail Show

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionada Posts

Magalu, Delivery Center e Dengo ganham prêmio internacional de inovação no varejo
Destaque do dia

Magalu, Delivery Center e Dengo ganham prêmio internacional de inovação no varejo

18 de janeiro de 2021
Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia
Artigos

Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

18 de janeiro de 2021
Abrasce lança guia com orientações sobre direito digital para shopping centers
Destaque do dia

Abrasce lança guia com orientações sobre direito digital para shopping centers

18 de janeiro de 2021
NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana
Destaque do dia

NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana

18 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China
Destaque do dia

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade
Artigos

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
RDS Sell Out Expert confirma presença no Latam Retail Show

RDS Sell Out Expert confirma presença no Latam Retail Show

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Estados devem começar vacinação contra a Covid-19 ainda hoje, afirma ministro

Estados devem começar vacinação contra a Covid-19 ainda hoje, afirma ministro

18 de janeiro de 2021
Magalu, Delivery Center e Dengo ganham prêmio internacional de inovação no varejo

Magalu, Delivery Center e Dengo ganham prêmio internacional de inovação no varejo

18 de janeiro de 2021
Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

18 de janeiro de 2021
AD Shopping anuncia lançamento de plataforma para locação de áreas comerciais

AD Shopping anuncia lançamento de plataforma para locação de áreas comerciais

18 de janeiro de 2021
Abrasce lança guia com orientações sobre direito digital para shopping centers

Abrasce lança guia com orientações sobre direito digital para shopping centers

18 de janeiro de 2021
NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana

NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana

18 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: