A rede Soneda Perfumaria está sendo lançada com a abertura de 27 lojas no estado de São Paulo. As inaugurações fazem parte do plano de expansão da empresa, que está iniciando as operações na capital, região metropolitana (Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Mairiporã, Caieiras e Franco da Rocha), Baixada Santista (Santos e Guarujá) e interior do Estado (Atibaia, Amparo e Rio Claro).
A família Kamachi à frente da Soneda Perfumaria quer transformar a marca em uma referência no mercado da beleza. As lojas possuem aproximadamente 250 m², com foco no consumidor final.
A rede atende a 450 mil clientes mensalmente e pretende aumentar este número em 50% até o final do ano. As unidades são responsáveis pelas vendas de 4 mil frascos de xampus, 5 mil de colorações e 13 mil vidros de esmaltes todos os dias, fechando 2017 com 200 milhões de reais em faturamento. Para 2018, a expectativa de crescimento é de 7% em relação ao ano anterior. Até dezembro, os consumidores ganharão a primeira loja de shopping, no Shopping Metrô Santa Cruz, na capital.
A Família Kamachi administrava 16 lojas da Sumirê até o princípio do ano e, em março, assumiu o controle da Perfumaria 2000, rede com dez unidades. Quando assumiu o novo negócio, a Soneda mudou a gestão. Os produtos de higiene pessoal, carro-chefe da antiga marca, deram lugar aos de beleza. “Mudamos a estratégia com o objetivo de igualar as operações. Em cinco meses, aumentamos o faturamento em 20%”, explicou Minoru Kamachi, diretor da Soneda. A ideia, já no primeiro ano de operações, é obter um crescimento de 30%.
O crescimento do mercado de cosméticos no Brasil é visível. De acordo com a Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, até o ano de 2020, o Brasil terá um aumento acumulado que chegará a 14,3%, com uma média de 2,7% a cada ano. Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking de consumo de produtos de beleza, atrás dos Estados Unidos e Japão, correspondendo a 7,1% do consumo mundial, ocupando a vice-liderança na categoria de perfumaria.