Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Web Summit: Ambicioso e caórdico, mas profundamente inspirador

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
12 de novembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 6 minutos
Websummit

A Web Summit começou em Dublin, na Irlanda, em 2010, com 400 participantes e há três anos mudou para Lisboa – e lá deverá permanecer nos próximos dez anos. Foi uma mudança fundamental para ajudar a torná-lo o maior evento de empreendedorismo digital do mundo e reuniu perto de 70 mil pessoas de 159 países na semana passada.

Por conta de contrato recém-concluído, Portugal vai pagar 11 milhões de euros por ano para manter o evento que se tornou estratégico para o país pelo protagonismo que tem conseguido.

Aliás, todos os números são superlativos. Os 1.200 palestrantes em 24 palcos, mais de 1.800 startups, 2.600 jornalistas e bloggers, 1.500 investidores e mais de 813.500 visitas a perfis investidores e startups no app do evento.

O evento reuniu neste ano, mais uma vez, lideranças e estrelas globais em profusão e isso o torna influenciador, inspirador e muito midiático pois, todos, sem exceção, guardam para o evento algo que justifique o convite para estar nesse palco privilegiado.

Líderes políticos como o ex-primeiro ministro britânico, Tony Blair, que se posicionou totalmente contrário ao Brexit; o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterrez; a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager; e Ana Brnabic, primeira-ministra da Sérvia.

Líderes empresariais e CEOs como Young Sohn, da Samsung, que mostrou que AI é o motor quando os dados se tornam o petróleo;  Ben Van Beurden, da Shell, que fez um “mea culpa” em nome da empresa pela difusão de informações erradas sobre reservas de petróleo; Brad Smith, da Microsoft, que propôs legislação internacional sobre uso da Inteligência Artificial; Ev Williams, co-fundador e antigo CEO do Twitter e fundador da Mediu; ou Antonio Mexia da EDP, que anunciou a disposição da empresa em investir 45 milhões de euros em startups.

Visionários como Tim Berners-Lee, criador da Internet, propondo um pacto global pela melhoria da rede, ou Cristopher Wylie, ex-diretor da Cambridge Analytcs que expôs o vazamento dos dados das contas do Facebook.

Além de atrações como Sophia, the robot que adquiriu cidadania na Arábia Saudita, e que neste ano apresentou seu companheiro Han, mas passou a ter a concorrência direta de Furhat, um robot social que pode manter conversas em 40 idiomas.

Tem para todos os gostos, especialmente os conectados com temas envolvendo o Digital e as grandes transformações atuais da Economia, da Sociedade, Comportamento, Política, Negócios, Comunicação, Saúde, Diversidade, Regulamentações Sociais, Sustentabilidade, Segurança Digital, Educação, Trabalho, enfim tudo que tem tido seu comportamento acelerado, modificado e diversificado pelo avanço da tecnologia.

Afinal são 1.200 palestrantes, muitas vezes quatro reunidos num mesmo palco numa sessão de 20 minutos. Para as grandes estrelas com sessões mais longas é reservado o palco principal da Arena Altice, com capacidade para vinte mil pessoas. Não falta assunto ainda que, em muitos casos, a abordagem seja mais superficial. Conecta, sensibiliza, provoca, mas não aprofunda, pois essa é sua proposta com um conjunto de atividades tão diversificado num período relativamente curto de tempo.

O evento celebra a transformação da realidade pela evolução e disseminação da tecnologia e do digital e é fundamentalmente orientado para jovens empreendedores digitais.

Uma de suas principais atividades é a exposição, conexão e competição de startups do mundo todo, numa grande feira de ideias, propostas e pesquisas realizadas nos três dias onde jovens, e não tão jovens empreendedores, se interconectam com potenciais investidores e podem apresentar suas concepções, todas elas gravitando em torno de tecnologia.

Caórdico na sua essência

No seu modelo e organização reproduz aquilo que foi definido como caórdico, ou seja, o caos com alguma organização.

Fisicamente, o evento ocorre no Parque das Nações e são quatro pavilhões com os 24 espaços de fóruns e a grande arena central, numa área total de 5,4 km2. O tempo todo o ambiente está tomado pelo deslocamento frenético dos que não tem tempo a perder entre tantas sessões e atividades que ajudam a criar o clima de efervescência natural e inebriante, quase viciante, do evento.

Ainda que o caórdico possa ser a melhor definição para a organização geral do que lá acontece, a excelência da execução, aquela possível em algo dessas proporções, é ponto alto, com uma infraestrutura profissional digna do maior acontecimento mundial desse setor.

O evento hoje está limitado em seu crescimento pela questão do espaço físico da área que, por conta das perspectivas para os próximos anos, deverá ser ampliado e atualizado.

Se planejar muito bem para aproveitar o evento em toda sua plenitude, provavelmente você anda em torno de 12 km por dia, deslocando-se para tentar aproveitar o máximo possível dos temas que são apresentados e que podem interessar.

Tudo isso no período normal do evento que vai das 9h às 17h, porque depois tudo continua pela cidade com inúmeros encontros, festas, atividades sociais e badalações como seria de se esperar de um evento com foco em jovens empreendedores digitais vindos de todo o mundo, ávidos por ouvir e serem ouvidos.

A essência do extrato da síntese condensada ao máximo

Pretensioso e impossível seria tentar consolidar tudo que é apresentado e discutido. E a cada ano existe uma mutação genética temática, resultado natural da evolução das preocupações dominantes no ambiente digital global.

No evento deste ano alguns macro temas mereceram maior destaque e atenção. Eis uma listagem dos mesmos:

  1. A insegurança digital, seus riscos, impactos e ações possíveis para alterar seu processo evolutivo;
  2. A proposta de integração de governos, setores empresariais, corporações e organizações para promover um alinhamento auto-protetor na evolução da internet;
  3. O movimento pendular na Integração e Desintegração na Política Global e Regional e sua evolução próxima e futura;
  4. A realidade e os riscos inerentes à multiplicação das fake news e como buscar elementos inibidores de sua maior expansão;
  5. A promoção da Diversidade como fator de crescente importância para alinhamento de iniciativas e comportamento;
  6. O Propósito das Empresas e Organizações se sobrepondo em importância aos seus negócios e atividades empresariais;
  7. O irreversível avanço na utilização, produção e disseminação de uso da Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) nos mais diversos campos;
  8. Gaming para além da diversão e entretenimento e como instrumento para uso disseminado nas mais diversas atividades empresariais e de negócios;
  9. A crescente disseminação do uso da Inteligência Artificial (AI) e seu impacto na sociedade, nos negócios, nas empresas e na relação das pessoas com o mundo em que vivem;
  10. Os avanços da tecnologia na medicina e nos tratamento em temas ligados à saúde;
  11. O repensar da Educação para alinhamento com as demandas emergentes de uma sociedade irreversivelmente mais digital;
  12. O impacto da tecnologia na visão do que é moda e o comportamento social das novas gerações na forma como se apresentam;
  13. Os caminhos para continuar subsidiando e investindo no desenvolvimento do empreendedorismo digital em escala global;
  14. Como nova comunicação multidirecional, multinterativa e em tempo real altera a própria indústria da comunicação e todas as formas de relacionamento entre marcas, empresas, negócios, instituições e pessoas;
  15. Criptomoedas, perspectivas e seu poder de interferir nas estruturas financeiras hoje existentes;
  16. O embate dos modelos de crescimento e expansão das corporações tecnológicas globais no Ocidente e na China;
  17. Os impactos da economia circular redesenhando a realidade, os negócios e a relação entre pessoas, organizações e governos;
  18. As muitas alternativas proporcionadas pela internet, pelo digital e pela tecnologia para solução de problemas que ainda não estão configurados.

Como ressaltamos é pretensioso em 18 tópicos tentar expressar o que de mais relevante aconteceu nesse período em Lisboa, mas nessa relação estão algumas pistas importantes dos assuntos que mereceram maior atenção.

Para além do evento em si, tivemos a oportunidade de estarmos com um grupo de dirigentes e executivos do Brasil, participando de visitas técnicas e reuniões com alguns dos conceitos mais relevantes do varejo e do foodservice de Lisboa e discutindo com dirigentes locais o momento e as perspectivas de mercado.

No título do artigo já reconhecíamos que, se o caos com alguma organização é um elemento com o qual devemos nos acostumar a conviver, ele pode ser profundamente inspirador e produzir importantes reflexões pessoais e sociais.

Nota: Um especial agradecimento aos participantes que estiveram conosco em nossa delegaçõa nessa jornada de conhecimento e ao time da IMR e GS&IMR de Portugal que foi fundamental que mais  pudesse ser aproveitado.

  • Imagem (Filipe Amorim / Global Imagens)
Postagem anterior

Coca-Cola irá produzir iogurte natural no Brasil

Próxima Postagem

Black Friday: 167 sites que você deve evitar, segundo o Procon

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Black Friday: 167 sites que você deve evitar, segundo o Procon

Black Friday: 167 sites que você deve evitar, segundo o Procon

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.