fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

Inteligência artificial ajuda a evitar desperdício de produtos frescos

Redação de Redação
22 de novembro de 2018
no Inovação, Notícias
0
Inteligência artificial ajuda a evitar desperdício de produtos frescos

O setor varejista brasileiro já pode recorrer a soluções em inteligência artificial e machine learning para melhorar suas estratégias de previsão de demanda e reabastecimento, especialmente no caso de produtos frescos e ultrafrescos. Os supermercados brasileiros desperdiçaram mais de R$ 3.9 bilhões em frutas, legumes, verduras, pães, peixes e carnes no ano passado. A fim de contornar este problema, foram criadas novas ferramentas, que identificam padrões de venda a partir dos dados dos consumidores e eventuais intercorrências decorrentes de impactos externos, tornando mais precisas as operações no dia-a-dia do varejo.

Com isso, torna-se possível corrigir compras de estoque inconsistentes, estratégias de preço e otimização de resíduos. E ainda, reduzir a necessidade de intervenção manual, devido à limpeza contínua de dados e machine learning. Resultados iniciais em âmbito global indicam que, em média, o uso da inteligência artificial tem reduzido as previsões de demanda de 20% para 5%, o que é extremamente benéfico para os resultados finais do setor.

Ao otimizar o abastecimento e a conservação de itens frescos, os varejistas automaticamente aprimorar o nível de serviço e reforçam sua relação de fidelidade com o cliente, que passa a ser atraído por sortimentos mais relevantes, bem localizados e em maior disponibilidade nas lojas.

Mercado em transformação

Há três anos no Brasil, a Symphony RetailAI, empresa de plataformas de decisão habilitadas por inteligência artificial, soluções e insights centrados no cliente, está lançando no mercado nacional o SR Demand ForecastingAI, destinado a este fim.

Em pesquisa recente realizada pela multinacional junto aos líderes da cadeia de fornecimento de varejo em âmbito global, 34% consideram os dados gerados pela ferramenta fundamentais para as vendas, a lucratividade e a experiência de compra do cliente. Isto porque o setor vive um momento de mudanças rápidas, caracterizadas pela convergência da indústria e novos caminhos para o consumidor.

A ferramenta permite que os varejistas melhorem drasticamente seus resultados, uma vez que muitos dos sistemas atuais não possuem a lógica específica para analisar tais informações.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: abastecimentoalimentosdesperdícioEstoqueInteligência Artificialsupermercados
Postagem anterior

Estratégias de marketing digital ajudam na Black Friday

Próxima Postagem

Black Friday apresenta crescimento superior ao Natal

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora
Destaque do dia

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores
Destaque do dia

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões
Destaque do dia

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios
Economia

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores
Foodservice

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021
Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%
Destaque do dia

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Black Friday apresenta crescimento superior ao Natal

Black Friday apresenta crescimento superior ao Natal

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: