fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Oportunidade para 2019! Quando a categoria vira loja – Parte 2

Alexandre Machado de Alexandre Machado
12 de fevereiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
0
Oportunidade para 2019! Quando a categoria vira loja – Parte 2

Hoje falaremos mais sobre uma estratégia de extrema relevância tanto para indústrias que desejam atuar em canais diretos, quanto para varejistas multicategorias que desejam repensar canais e formatos de loja. E também como transformá-la em execução. Denominamos esse movimento estratégico de Plataforma Mono Categorias.

Jean Paul Rebetez iniciou essa conversa no artigo “Oportunidade para 2019! Quando a categoria vira loja” onde introduziu o tema e compartilhou um recente formato de loja do Grupo Pão de Açúcar, o Adega.

Antes que pense que estamos falando de Inovação já adianto que não! Estamos falando de Renovação. E o mais bacana disso é que movimentos como esse estão alinhados às grandes transformações nas empresas. Já dizia JP, “As ideias disruptivas que até então eram consideradas de longo prazo e de execução planejada, agora são aquelas ideias e iniciativas que são encaradas no curtíssimo prazo, AGILE!”.

A síntese é antes de Inovar, Renove. Ou seja, antes de partir do zero e fazer algo novo a companhia deve entender o seu propósito e ampliar o seu potencial. Ou seja, renovar-se. Muitas empresas quando pensam em inovação remetem a coisas inexistentes, algumas vezes inatingíveis, de difícil acesso ou algo muito inesperado. Esse pensamento, aliado ao desalinhamento organizacional, causa frustrações, perdas de tempo e recursos. E a difícil resposta de qual é o tempo ideal para executar o seu projeto.

Mas voltando ao tema central do artigo, essa estratégia já foi usada por empresas como Renner, quando lançou em meados de 2010/ 2011 o formato de loja exclusivo da sua marca de moda jovem Blue Steel, que anos depois passou a se chamar YouCom. Em setembro do ano passado a empresa lançou o formato físico exclusivo da marca Ashua, voltada para moda plus size, que até então era vendida somente na loja virtual.

Isso também aconteceu no final da década de 90 com a marca Bershka, do Grupo Inditex, proprietário da Zara, e que hoje possui mais de mil lojas em dezenas de países.

Se formos falar de marcas exclusivas de indústrias que viraram lojas, a quantidade de exemplos é imensa. Caso tenha tempo e interesse falamos nisso no artigo “Desintermediação que nada. Quem sai ganhando é o consumidor”.

Outro fato interessante dos exemplos recentes é que essas lojas já nascem integradas On/Off e com experiências relevantes para o consumidor na jornada de compra. E isso tem completa relação com a capacidade de conectar pessoas a produtos e serviços em qualquer lugar, sem atrito e de maneira conveniente.

Deixamos algumas perguntas para provocar reflexões:

Por que não temos muitos exemplos de categorias que viraram loja exclusiva? Não fazem sentido?

Quem é praticante de atividades outdoor, ou possui um olhar cuidadoso com o varejo, pode imaginar que seria um tremendo sucesso uma marca como a Quechua, da Decathlon, com um formato exclusivo e compacto, ”desplugado” da loja de departamentos?

Ou uma loja com a linha de produtos exclusivos para casa da marca Tramontina Design Collection?

De certo há desafios relacionados ao alinhamento organizacional e à manutenção da operação no dia-a-dia, concorrendo com as novas iniciativas. O medo de testar e aprender e a falta de conhecimento sobre atalhos para fazer mais rápido e melhor fazem parte deste processo.

Conhecer as limitações, os desafios e se permitir é o ponto de partida. Contar com equipe especializada para acelerar é o meio do caminho. Ser relevante e consistente para o consumidor é a linha de chegada.

NOTA: Nós da GS&Consult somos experts em varejo e relações de consumo. Estamos comprometidos em ajudar as marcas a avaliar e superar esses desafios e apoiamos no desenvolvimento de suas estratégias e na construção de suas operações de varejo e distribuição. Saiba mais no nosso site www.gseconsult.com.br

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: bandeirascategoriainovaçãolojanovas lojasnovo conceitorenovação
Postagem anterior

Preços do varejo de moda caem em todo o país

Próxima Postagem

Peixe Urbano consolida mudanças e volta a crescer

Alexandre Machado

Alexandre Machado

Luiz Alexandre de Paula Machado é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionada Posts

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping
Destaque do dia

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor
Artigos

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário
Destaque do dia

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
PicPay
Destaque do dia

PicPay dobra número de cartões emitidos em 1 mês e chega a 4 milhões

5 de março de 2021
Próxima Postagem
Peixe Urbano consolida mudanças e volta a crescer

Peixe Urbano consolida mudanças e volta a crescer

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: