fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Todos em busca de uma Amazon Go para chamar de sua

Caio Camargo de Caio Camargo
3 de abril de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Inovação
0
Todos em busca de uma Amazon Go para chamar de sua

Nos últimos dias, tem causado enorme curiosidade e boas reverberações no mercado, a inauguração da primeira loja 100% autônoma em São Paulo, operada pela capixaba Zaitt. E, embora seja a primeira da cidade, essa já é a segunda unidade da marca. A primeira, ainda em funcionamento, foi aberta em um já distante dezembro de 2017.

A vinda para São Paulo, potencializada pela parceria conquistada junto ao Carrefour, criou mais do que uma loja conceitual, um novo patamar para as redes que antes pensavam no formato apenas como utopia, através dos modelos que começam a pipocar no exterior, boa parte dele inspirados no modelo criado pela Amazon e sua Amazon Go, sem a necessidade de filas ou caixas, batizando a experiência como “Just Walk Out”, onde basta apenas entrar na loja pegar o que quiser e sair.

Quem esteve acompanhando conosco a última NRF em Nova York, pôde verificar que a automatização ou automação dos processos vem com força total neste ano, e que havia, somente na Expo pelo menos cinco ou seis empresas com propostas robustas para a automatização completa da experiência de compra, além das dezenas de empresas que ofereciam de forma parcial, alguma otimização do processo de compra, seja pelo reconhecimento facial, pagamentos via aplicações móveis, entre outros que acabam compondo esse tipo de solução. Havia inclusive, uma loja completa montada e em demonstração, batizada de Nanostore, com esse conceito.

E se nos EUA a Amazon Go está revolucionando o mercado, a China também conta com suas BingoBox, com uma previsão de até cinco mil lojas nos próximos anos.

Mas nem somente de caixas fechadas ou pequenos espaços são feitas as lojas automatizadas. Um bom exemplo disso foi a nova loja da Nike vista durante a última NRF, a Nike House of Innovation, onde embora ainda tenha funcionários, permite uma compra 100% via app, onde algumas categorias de produtos, como as roupas por exemplo, podem fazer parte de uma experiência de compra sem qualquer comunicação com equipes de vendas ou atendimento, dispensando até mesmo o serviço de checkout. Além disso, pequenos móveis espalhados pelos corredores servem para pegar sacolas de compras e dispensar cabides. Simples assim.

E se EUA e China já parecem estar alguns passos à frente na criação de lojas autônomas, muito mais em uma fase de rollout e multiplicação dos formatos, por aqui ainda estamos na fase de implantação dos conceitos, das quebras de paradigmas, ou ainda, na fase de apostas.

Na fase que estamos, o varejo ainda se vê apostando alto em busca de liderar cada vez mais a inovação e a transformação de seus modelos de negócios. E uma das maiores barreiras a serem quebradas está nas questões de lucratividade e modelos de negócio que se mostrem interessantes ao longo do tempo.

O custo de novas tecnologias, considerando tanto os custos de implantação, quanto os custos operacionais ainda hoje são os grandes inimigos de muitas iniciativas de mercado.

E nem sempre a consolidação ou até mesmo o rollout de um novo formato consegue quebrar essa barreira no momento inicial. Será exatamente a capacidade de se adaptar ou de serem criados modelos que se mostrem mais simples ou lucrativos que vão dar a escala que o mercado busca e precisa.

Nessa batalha, quem irá ganhar será o consumidor, com modelos cada vez mais convenientes e rápidos de atendimento.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: amazonAmazon GoaplicativoatendimentoAutomaçãocheckoutconceitosconsumidorexperiênciaformatosinovaçãolojas autônomaslucratividademercadonegóciosNRFotimizaçãotecnologiatransformaçãovarejoZaitt
Postagem anterior

Rappi e Carrefour firmam parceria para venda e entrega de produtos

Próxima Postagem

SuperShopping Osasco traz nova livraria para a cidade

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é diretor comercial da Linx, uma das maiores empresas de tecnologia do País. Com mais de 20 milhões de leitores e dezenas de milhares de seguidores nas principais redes sociais, é uma das principais referências do mercado quando se trata de vender mais e melhor. É autor do livro "Arroz, Feijão & Varejo", um dos mais vendidos livros sobre o varejo brasileiro desde seu lançamento.

Relacionada Posts

meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular
Inovação

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro
Destaque do dia

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta
Destaque do dia

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento
Destaque do dia

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021
PicPay
Destaque do dia

Com crédito pessoal, PicPay se consolida como marketplace financeiro no País

26 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
SuperShopping Osasco traz nova livraria para a cidade

SuperShopping Osasco traz nova livraria para a cidade

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: