A maior editora de videogames do mundo está buscando crescimento fora de seu país de origem. A Tencent, gigante chinesa da internet que opera o WeChat e alguns jogos campeões de bilheteria, anunciou o lançamento de seu serviço de nuvem no Japão como parte da expansão internacional da empresa em 2019.
A Tencent Cloud já estava atendendo clientes no Japão antes do anúncio, mas esta é a primeira vez que oficializou a entrada, o que pode ser um sinal da ambição da Tencent de acelerar a expansão global. O impulso internacional ocorre em um momento em que os negócios domésticos da Tencent estão sob pressão, seguindo o novo regulamento de jogos da China.
De fato, a divisão de computação em nuvem da companhia está visando um crescimento de até cinco vezes em receita este ano e o Japão será um mercado chave, disse Da Zhiqian, vice-presidente da Tencent Cloud.
O negócio de nuvem da Tencent é o segundo maior da China, com uma participação de mercado de 11%, de acordo com a empresa de pesquisa industrial IDC. Isso coloca a empresa sediada em Shenzhen atrás de sua rival Alibaba, que responde por 43% do mercado de nuvem local. A batalha de cloud computing fora da China é apenas mais competitiva, com a presença dos gigantes AWS, Microsoft Azure e Google Cloud, que lideraram com 31,7%, 16,8% e 8,5% em 2018, segundo a empresa de pesquisa Canalys.
Mas a Tencent poderia ser uma solução de hospedagem atraente para pequenas empresas de jogos que buscam soluções da gigante. A tentativa da empresa de replicar o sucesso de Honor of Kings fora da China desmoronou, mas rapidamente mudou o ritmo com o lançamento da plataforma de jogos WeGame X, com foco em jogos chineses desenvolvidos para mercados estrangeiros. Enquanto isso, sua versão móvel do PlayersUnknown Battleground está avançando globalmente à medida que a receita aumenta.
A Tencent também pode lançar seu vasto portfólio em todo o mundo. Huya e Douyu, duas empresas de transmissão ao vivo na China que são apoiadas pela Tencent, aumentaram a expansão internacional nos últimos tempos e certamente precisam de alguma ajuda na computação em nuvem para garantir baixa latência de vídeo. Ela segue o mesmo caminho com o aplicativo de vídeo de curta duração Tentoscentista Kuaishou, que luta contra o TikTok dentro e fora da China.
O mecanismo em nuvem da Tencent para jogos oferece suporte e recursos que podem facilitar a comunicação entre colegas de equipe, incluindo bate-papo com vários participantes, posicionamento de voz em 3D, mensagens de voz e reconhecimento de voz para texto. A empresa está fornecendo serviços de infraestrutura em nuvem em 25 países e regiões e implantou mais de 1 milhão de servidores em todo o mundo a partir de maio. Além dos jogos, a Tencent disse que também lançará soluções em nuvem sob medida para clientes de e-commerce, streaming de vídeo e mobilidade no Japão. Seus parceiros locais incluem a empresa de jogos Pitaya e a empresa de TI E-business.
Fonte: Tech Crunch
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