Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Coreia: um país, um mercado e um varejo, no mínimo, surpreendentes – Parte 1

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
7 de outubro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Se você tem se espantado com o vigor e as inovações que a China tem mostrado – e prestes a se tornar o maior varejo do mundo, você tem que conhecer mais sobre a Coreia do Sul, que também vive um momento impactante em sua transformação em boa parte pelo nível de atenção à sua economia interna, nos estímulos à exportação e por sua fixação em sua transformação pelos investimentos em educação.

Com uma população de 51,6 milhões de habitantes, dos quais perto de 50% vivem na capital Seul, a Coreia transformou-se na 12ª economia do mundo, medida pelo tamanho de seu PIB de US$ 1,6 trilhões num período muito rápido.

De 1999 a 2018, o PIB da Coreia cresceu 230% em dólares, enquanto o PIB per capita evoluía de US$ 10,4 mil para US$ 31,4 mil, um crescimento de 202%.

Para efeito de comparação, em US$, o PIB do Brasil, com uma população atual de 202 milhões, no mesmo período, 1999 a 2018, cresceu 246% enquanto o per capita evoluiu 122%.

A Coreia é um mercado relativamente jovem em termos globais, com idade média da população de 40,6 anos, porém maior que os 31 anos do Brasil e, da mesma forma, vive também um processo de envelhecimento da população.

É um mercado dos mais competitivos, em boa parte pela hiperconectividade, onde 93% dos usuários fazem uso da plataforma Kakao Talk, com os smartphones tendo uma penetração de 73%, que chega a 100% entre os millennials.

Por conta dessa conectividade é o segundo maior mercado do mundo, junto com UK, em termos de participação do e-commerce nas vendas totais do varejo, com 22,3%, apenas atrás da China, com 35,3%, segundo dados do eMarketer, sendo que 65,4% dessas compras são feitas via mobile.

A pujança do setor de e-commerce faz com que os US$ 54,1 bilhões de vendas previstas para 2019 representem um crescimento de 6,9% sobre as vendas de 2018 e uma evolução de 54% em relação ao valor vendido em 2014.

Porém, em termos macroeconômicos, o período mais recente tem apresentado grandes desafios, sendo que em 2018 o crescimento do PIB foi de 2,7%, o menor dos últimos seis anos, e o grau de confiança da população também esteja num dos seus patamares mais baixos, com índice 46, quando comparado com o Brasil que apresenta, por essa fonte, índice 76.

Como consequência o varejo como um todo, mais recentemente, tem crescido menos do que sua média histórica, porém, acima da média global, prevendo que deverá evoluir em 2019 apenas 1,2% em relação ao ano anterior, quando no período de 2014 a 2019 terá sido de 7,8%.

Para além dos números, a pujança que o mercado coreano mostra só pode ser percebida no contato e na observação pessoal, surpreendendo o visitante pelo vigor do mercado, sua maturidade e competitividade, e pela mescla particular de conceitos de alto luxo e, ao mesmo tempo, forte oferta de operações de valor aliados ao vertiginoso crescimento das vendas digitais. Na melhor multipolarização.

NOTA: este é o primeiro artigo sobre o mercado e o varejo da Coreia, dentro da série “O Varejo do Mundo e o Mundo do Varejo”, que prosseguirá nas próximas semanas.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Dia das Crianças deve movimentar R$ 10,3 bilhões no varejo

Próxima Postagem

Privalia inaugura pop-up store em São Paulo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Privalia inaugura pop-up store em São Paulo

Privalia inaugura pop-up store em São Paulo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.