fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

China x EUA, as distinções entre o mercado e o varejo dos dois países

Redação de Redação
6 de fevereiro de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
0
China x EUA, as distinções entre o mercado e o varejo dos dois países

Qual é o cenário do consumo e varejo norte-americanos do qual o varejo é pautado? Na NRF de 2019, havia um amplo espaço do consumo asiático. O Alibaba, por exemplo, expôs tecnologias vendidas na China para os norte-americanos. Em 2020, dos mais de 499 palestrantes apenas dois eram representantes de empresas asiáticas e ambos participaram de painéis menos nobres do que a maioria.

O que o evento fez esse ano foi “jogar o jogo político” e tirar a Ásia do evento. “Não podemos nos dar ao direito de tirar a Ásia. Não é possível pensar em futuro ignorando esse continente”, comentou o COO do Grupo GS& Gouvêa de Souza, Eduardo Yamashita, durante edição do Retail Trends Pós NRF, em São Paulo.

O bloco Ásia/ Pacífico representa muito do PIB global e cresce acima do resto do mundo. No critério PPP, qualidade do poder de compra, os asiáticos são muito relevantes. A China é a maior economia do mundo, a Indonésia é maior do que o México, a França e o Reino Unido. Filipinas sobrepõe 9 países, Vietnã, 17 (incluindo Suíça e Bélgica) e Mianmar superou 24 países em 23 anos.

“A revolução também vem pelos ecossistemas de negócios. Todos os conglomerados chineses estão organizados em ecossistemas de negócio (…). A Xiaomi (com grande espaço aqui no Brasil) e a Tencent (dona do Whatsapp chinês) são grandes exemplos”, ressalta o executivo.

A Ásia tem grande influência econômica e expande muito o seu território. A digitalização do consumidor asiático faz com que as economias estejam, lá, também, muito digitalizadas. Os meios de pagamento, por consequência, estão muito avançados (mobile payment em alta).

“A Luckin Coffe, maior concorrente do Starbucks na Ásia, entrou no mercado chinês há pouquíssimo tempo, só permite pagamentos pelo aplicativo da loja e tende aumentar a quantidade de lojas. Já a Starbucks, americana, no mercado há 20 anos, cresce 20 por cento todos os anos, mas está ficando para trás em relação à concorrente.”, pontua Yamashita.

Em suma, os Estados Unidos da América, em contrapartida à China, embora esteja com a economia crescendo e a confiança do consumidor aumentando, tem uma quantidade de lojas fechadas muito superior a aquelas que estão abrindo por lá. Esse fenômeno se chama Apocalipse. Sendo assim, essa é uma tendência a ser observada em um mundo tão globalizado e plural.

Foto: Rodrigo Augusto

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: ConfiançaconsumidorconsumoEconomiaNRFvarejo
Postagem anterior

Macy’s deve fechar 125 lojas nos próximos três anos

Próxima Postagem

Macrotendências para o varejo ficar atento em 2020

Redação

Redação

Relacionada Posts

Transações digitais e por aproximação estão entre tendências que devem crescer em 2021
Inovação

Transações digitais e por aproximação estão entre tendências que devem crescer em 2021

18 de janeiro de 2021
Pesquisa aponta queda de 2% na venda de materiais escolares em São Paulo
Economia

Pesquisa aponta queda de 2% na venda de materiais escolares em São Paulo

18 de janeiro de 2021
Amazon vai investir US$ 278 milhões em dois novos hubs na Itália em 2021
consumo

Amazon vai investir US$ 278 milhões em dois novos hubs na Itália em 2021

18 de janeiro de 2021
NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana
Destaque do dia

NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana

18 de janeiro de 2021
Produção de veículos aumenta 7,4% no mês de outubro, diz Anfavea
Economia

Faturamento da indústria cai pela primeira vez em sete meses, diz pesquisa da CNI

18 de janeiro de 2021
Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia
Artigos

Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

18 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Macrotendências para o varejo ficar atento em 2020

Macrotendências para o varejo ficar atento em 2020

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Transações digitais e por aproximação estão entre tendências que devem crescer em 2021

Transações digitais e por aproximação estão entre tendências que devem crescer em 2021

18 de janeiro de 2021
Pesquisa aponta queda de 2% na venda de materiais escolares em São Paulo

Pesquisa aponta queda de 2% na venda de materiais escolares em São Paulo

18 de janeiro de 2021
Amazon vai investir US$ 278 milhões em dois novos hubs na Itália em 2021

Amazon vai investir US$ 278 milhões em dois novos hubs na Itália em 2021

18 de janeiro de 2021
NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana

NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana

18 de janeiro de 2021
Produção de veículos aumenta 7,4% no mês de outubro, diz Anfavea

Faturamento da indústria cai pela primeira vez em sete meses, diz pesquisa da CNI

18 de janeiro de 2021
Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

18 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: