fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Vendas nos shoppings Multiplan crescem 6,8% no 4º trimestre de 2019

Redação de Redação
19 de fevereiro de 2020
no Malls, Notícias, Shopping Centers, Varejo
0
Jundiai Shopping Multiplan

Os resultados da Multiplan no quarto trimestre de 2019, divulgados nesta segunda-feira (17/02), mostram aumento nas vendas e crescimento da taxa de ocupação dos shopping centers do grupo, além de ampliação da receita de aluguel e queda no custo de ocupação.

As vendas dos lojistas cresceram 6,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a R$ 5,2 bilhões, novo recorde desde a abertura de capital da Companhia, em 2007. No ano, as vendas alcançaram R$ 16,3 bilhões, alta de 5,4% sobre 2018.

Já as vendas na Black Friday aumentaram 23% em relação ao mesmo dia do ano anterior, demonstrando uma maior importância e popularização do evento. A época de Natal ainda predomina como principal evento de varejo, com dezembro representando quase a metade (45%) das vendas totais do quarto trimestre – contra 30% em novembro e 25% em outubro.

“Com o aumento do peso dos segmentos de serviços, entretenimento e alimentação, vemos uma maior distribuição de vendas ao longo do ano. Observamos também um crescimento da relevância da Black Friday”, afirma Armando d’Almeida Neto, diretor vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Multiplan. “A empresa registrou, no período, forte crescimento operacional e segue gerando oportunidades de crescimento, com bons investimentos. Entramos em 2020 com boas perspectivas para o ano”, acrescenta.

A taxa de ocupação nos shoppings Multiplan no quarto trimestre chegou a 98%, a mais elevada desde o primeiro trimestre de 2016 e bem acima da média brasileira em 2019, estimada em 95,2% pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Frente ao trimestre anterior, a evolução foi de 41 pontos base. Na comparação com o mesmo período de 2018, o aumento foi de 48 pontos base.

A receita de aluguel também aumentou (6,1% no ano) – com quatro shoppings registrando crescimento de dois dígitos – e impulsionou o avanço da receita bruta, que chegou a R$ 1.460 bilhão em 2019, resultado 5,9% maior que em 2018. A receita líquida avançou 5,5% no trimestre e encerrou o ano com alta de 6,2%, alcançando R$ 1.328 bilhão em 2019.

Já o custo de ocupação dos lojistas caiu 15 pontos base para 11,6% no quarto trimestre, encerrando o ano em 12,6%, cinco pontos menor que em 2018 e 14 pontos abaixo da média dos cinco anos anteriores. Contribuíram para esta economia medidas de controle e redução de custos de condomínio, a exemplo da usina fotovoltaica desenvolvida pela Multiplan no ano passado para abastecer 100% da demanda energética do VillageMall, no Rio de Janeiro, com energia limpa.

Menor custo médio da dívida bruta

O resultado operacional líquido (NOI), indicador que representa a soma da receita das propriedades descontadas as despesas necessárias para operá-las, atingiu R$333,1 milhões no quarto trimestre, crescendo 4,7% em relação ao mesmo período de 2018. Em 2019, o NOI totalizou R$1,2 bilhão, aumento de 5,5% na comparação anual.

O EBITDA cresceu 9,9% sobre o quarto trimestre de 2018, chegando a R$ 253 milhões, e fechou o ano a R$ 932 milhões. O lucro líquido cresceu 26,3% para R$ 142 milhões no quarto trimestre, batendo R$ 471 milhões em 2019. Já o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) somou R$ 196,7 milhões no quarto trimestre, um aumento de 18,8% em relação ao mesmo período de 2018, e chegou a R$ 700,2 milhões no ano.

A Multiplan registrou o menor custo médio da dívida bruta na história da Companhia (5,35% ao ano), resultante de redução na taxa Selic, renegociação de contratos e gestão da dívida.

A Companhia encerrou o ano com valor de mercado de R$ 19,9 bilhões. A média diária do número de negócios com a ação da Multiplan (MULT3) cresceu 80% de 2018 para 2019. Já o número de investidores pessoa física subiu 125% no ano, passando de 2.395 para 5.400.

Investimentos de R$ 787 milhões em 2019

A companhia investiu R$ 787 milhões em 2019 em desenvolvimento de novos projetos, revitalizações e aquisições de participação minoritárias. Entre os principais projetos para 2020 estão o ParkJacarepaguá, 20º shopping da Multiplan, no Rio de Janeiro, e as expansões do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, e do DiamondMall, em Belo Horizonte, anunciada nesta segunda-feira.

A Companhia também anunciou, em janeiro deste ano, um novo investimento na Delivery Center, empresa pioneira na integração do varejo online ao físico, à qual a Multiplan se associou em 2019. O plano de expansão e consolidação da Delivery Center permitirá expandir seu serviço de vendas e entrega para mais varejistas no portfólio da Companhia, aumentando assim a importância do superapp da Multiplan, o Multi, no cotidiano dos consumidores.

O superapp foi lançado em agosto, com objetivo de oferecer mais comodidade aos clientes e uma vitrine virtual os lojistas dos shoppings, e hoje já acumula 160 mil downloads, além de estar presente em 18 shoppings da Multiplan.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: alimentaçãoaluguelBlack FridaycrescimentoEbitdaEconomiaentretenimentoinvestimentolojistasMultiplanoperacionalprojetosreceitaresultadosserviçosshoppingshopping centersuperappVarejistasvarejovendas
Postagem anterior

Walmart vê crescimento tímido em vendas online

Próxima Postagem

Arcor traz novidades para a Páscoa 2020

Redação

Redação

Relacionada Posts

Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife
Destaque do dia

Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

21 de janeiro de 2021
Destaque do dia

NRF 2021: “Capítulo 1” entra na reta final; confira os destaques de hoje e amanhã

21 de janeiro de 2021
Covid-19 muda hábitos alimentares e abre oportunidades para novos negócios
Foodservice

Covid-19 muda hábitos alimentares e abre oportunidades para novos negócios

21 de janeiro de 2021
Você, sua organização, entidade ou sua empresa estão preparados para o Pix?
Ecommerce

Americanas.com oferece desconto de até R$ 500 para incentivar o uso do Pix

21 de janeiro de 2021
Vendas diretas passam por transformação digital e crescem 9% na pandemia
Notícias

Vendas diretas passam por transformação digital e crescem 9% na pandemia

21 de janeiro de 2021
Braço financeiro do Alibaba espera levantar mais de US$ 34 bi em IPO
Destaque do dia

Fundador do Alibaba, Jack Ma aparece em público pela primeira vez desde outubro

20 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Páscoa Arcor

Arcor traz novidades para a Páscoa 2020

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

21 de janeiro de 2021

NRF 2021: “Capítulo 1” entra na reta final; confira os destaques de hoje e amanhã

21 de janeiro de 2021
Covid-19 muda hábitos alimentares e abre oportunidades para novos negócios

Covid-19 muda hábitos alimentares e abre oportunidades para novos negócios

21 de janeiro de 2021
Você, sua organização, entidade ou sua empresa estão preparados para o Pix?

Americanas.com oferece desconto de até R$ 500 para incentivar o uso do Pix

21 de janeiro de 2021
Vendas diretas passam por transformação digital e crescem 9% na pandemia

Vendas diretas passam por transformação digital e crescem 9% na pandemia

21 de janeiro de 2021
Braço financeiro do Alibaba espera levantar mais de US$ 34 bi em IPO

Fundador do Alibaba, Jack Ma aparece em público pela primeira vez desde outubro

20 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: