fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Israel – Inovação de superação

Elisabete Furtado de Elisabete Furtado
12 de março de 2020
no Artigos, Destaque do dia
0
Israel

De acordo com o Global Innovation Index1 2019, Israel integra as dez economias mais inovadoras do mundo e a primeira posição regional (Oriente Médio). Este resultado está atrelado ao depósito de patentes e é oxigenado por muitos fatores dentre os quais o maior patamar global de investimento em P&D: 4,6% do PIB superando a Coreia do Sul segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O país ocupa a 10ª posição do Start Up Ranking que analisa a cena da inovação em 188 países, mas é o primeiro na análise per capta, o que lhe garantiu o título de Nação Start Up pela comunidade empreendedora.

Estes patamares são fortalecidos pelo investimento em educação que faz com que o país se destaque no número de pesquisadores e cientistas com formação STEM: Science (Biologia, Física e Química), Tecnnology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Mathematics (Matemática) formações correlacionadas à promoção de inovação.

Mas muito além das questões usuais o que criou a cena da inovação em Israel é a cultura de superação forjada bravamente na dificuldade, no enfrentamento de adversidades.

Questões históricas como a diáspora, perseguição religiosa, guerras, carências estruturais, recursos naturais insuficientes são alguns aspectos de um complexo contexto. Este ambiente criou uma cultura forte, resiliente, criativa, estudiosa, dedicada, que valoriza o ensino, a pesquisa em que a única opção é a superação.

Se existe um lugar em que o Brasil possa se inspirar é Israel. Podemos aprender como podemos nos superar e criar uma cultura mais forte, como criar em nossas empresas realidades promissoras para a próxima década.

Mas para que inovar? Vivemos uma época em que a inovação é essencial para a sobrevivência empresarial. É necessário inovar não porque se fala muito deste tema, mas porque as pessoas e as empresas, os públicos alvos dos negócios, estão mudando de forma veloz e profunda.

Na prática as empresas deveriam destinar reservas anuais para mudar, transformar, experimentar em suas ofertas ao mercado: novos produtos, novos serviços, novas soluções que as façam acompanhar a contemporaneidade.

Crescimento e transformação hoje são requerimentos essenciais como ter fluxo de caixa. Inovar é um imperativo e uma questão de sobrevivência. Autores importantes de Inovação como Barbieri, J.C. e Alvares, A.C.T. (2003) sinalizam que as empresas que sobrevivem ou crescem são as que introduzem novidades tecnológicas ou organizacionais ao longo do tempo e recordam Freeman e Soete (1997) que pontuam que não inovar é morrer.

Quantas empresas desapareceram nos últimos anos? E por quê? Muitas não conseguiram acompanhar seu tempo (ser contemporâneo), não mudaram, não se inquietaram diante da necessidade de mudança.

As inovações são meios para atingir resultados podendo ser: lucratividade, crescimento ou outros objetivos que podem ser de natureza intangível ou não perceptível (como por exemplo substituição de uma matéria prima tóxica).

Resultado é chave como destacou o Fórum de Inovação EAESP/FGV (2010) ao concluir    que inovação envolve a ideia, a implementação e resultados. A inovação que não for levada à prática e que não trouxer resultados é irrelevante do ponto de vista econômico.

Em linha com esta definição Silvio Meira, um dos expoentes brasileiros de tecnologia e inovação e um dos idealizadores do C.E.S.A.R, reforça: “Inovar é emitir mais e melhores notas fiscais.”

NOTA: A GS&MD, líder em consultoria e serviços no segmento do varejo brasileiro, vem ao longo dos anos proporcionando viagens de negócios com curadoria de palestras, wrap ups, acompanhamento e full support de primeira linha no local de destino. Acesse o site para saber mais como conhecer a cena da inovação em Israel e descobrir novos caminhos para aumentar seus resultados.

1 Fonte:  INSEAD, Cornell SC Johnson College of Business e World Intellectual Property Organization.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: adversidadesambienteconsumocriativaCulturadedicadaEconomiaempresarialestudiosaexperimentarfluxoinovaçãoinovaçõesinovarinvestimentoIsraellucromercadonegóciosresilienteresultadoserviçossobrevivênciasoluçõessuperaçãotecnologiatransformarvarejo
Postagem anterior

Magalu é eleita pela Fast Company como a empresa mais inovadora do Brasil

Próxima Postagem

Páscoa 2020: varejo espera crescimento entre 5% e 10%

Elisabete Furtado

Elisabete Furtado

Elisabete Furtado é CSO da Gouvêa Experience, empresa da Gouvêa responsável pela maior comunidade de debate, educação e inspiração do varejo na América Latina.

Relacionada Posts

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China
Destaque do dia

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade
Artigos

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS
Destaque do dia

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental
Destaque do dia

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Para Lowe’s e Wayfair, entender o cliente é a chave do sucesso para as empresas
Destaque do dia

NRF 2021: Para Lowe’s e Wayfair, entender o cliente é a chave do sucesso para as empresas

14 de janeiro de 2021
NRF 2021: 5 lições de uma das maiores líderes da atualidade para lidar com a crise
Destaque do dia

NRF 2021: 5 lições de uma das maiores líderes da atualidade para lidar com a crise

14 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Páscoa 2020

Páscoa 2020: varejo espera crescimento entre 5% e 10%

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

15 de janeiro de 2021
Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: