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Home Artigos

Ao tentar vender menos, as empresas vão acabar vendendo mais!

Cristiano de Paula Leite de Cristiano de Paula Leite
12 de maio de 2020
no Artigos, Destaque do dia
0
Transformação do varejo

Só se fala num mundo diferente pós-pandemia e realmente tudo indica que nada continuará igual como antes.

Temos ouvido e lido em exaustão que nas empresas essa crise tem servido para acelerar planos que já estavam em andamento e que agora os executivos foram obrigados a tirar do papel, colocar em prática, tornando os prioritários em suas agendas de atividades. Dentre eles, destacaria a digitalização dos negócios e implantação de metodologia de gestão ágil típicas de start ups. Literalmente agora é questão de sobrevivência!

Mas isso é só a ponta do iceberg e questões essenciais também devem ser revistas.

Chama a atenção a relação das marcas com seus consumidores nos tempos difíceis que estamos vivendo. É certo que manter seu propósito, proposta e geração de valor também são temas prioritários na pauta das empresas mas agora será possível identificar quem de fato faz acontecer e quem só se sustenta no discurso teórico. Máscaras irão cair!

A comunicação de uma empresa é reflexo de seu posicionamento e há indícios de quem já percebeu que a relação como os consumidores está diferente e poderá continuar diferente. Um exemplo é o varejo de bens essenciais que continua operando de forma mais normal, mas onde os gatilhos promocionais tradicionais do “não perca a oportunidade!!” foram substituídos pelo apelo do CONSUMO CONSCIENTE. Obviamente é algo pontual e passageiro mas que muito provavelmente deixará residual pós corona vírus. O consumidor sairá diferente dessa crise, muito mais criterioso e buscando mais o essencial do que o supérfluo. A mensagem do seu negócio, produto e serviço deverá considerar um cliente mais sensível a aspectos que tinham menor importância pré-crise.

A relação das pessoas vai mudar e relação das empresas também. Dessa forma modelos mentais, percepção de valor e abordagens comerciais serão diferentes.

O “hard sell”, o “tirador de pedidos”, o “que empurra goela abaixo”, o “que vende mas não entrega” e “o que não leva solução para o cliente” não sobreviverá no novo ambiente de negócios. Será preciso outro nível de conexão e maneira diferente de fazer negócios que deverá ser espelhado no mundo digital e na experiência do varejo físico.

O mercado será MENOR e a competição muito MAIOR. O momento é oportuno para profunda reflexão de como se reinventar como profissional e como empresa para garantir proposito genuíno e geração de valor para um consumidor mais seletivo e difícil de convencer para converter uma venda.

Nesse processo de reinvenção e transformação é essencial serenidade e principalmente visão estratégica de que como se reposicionar para um novo mercado. É algo que impacta toda a empresa, pessoas e processos. Ter a capacidade de sobreviver ao day after e ao mesmo tempo não abandonar uma visão de médio e longo prazo será fundamental para se manter no jogo.

Colaboração, diálogo, compartilhamento de conhecimento, conteúdo, busca por parcerias e construção conjunta são elementos que farão diferença para buscar verdadeira conexão com seu mercado e consumidores.

Tudo indica que quem obter sucesso com tudo isso, entregará mais e venderá mais.

Vale lembrar que todos estão na mesma página, o inimigo é comum para todos e ninguém tem a receita para enfrentar os desafios futuros. Talvez seja o momento mais oportuno para se destacar, se diferenciar e como consequência vender mais.

NOTA: a GS&Consult, consultoria de negócios da Gouvêa de Souza atua da Estratégia a operação. Na consultoria adotamos o modelo “agile” de atuar e entregar nossos projetos. Através de “sprints” pré-determinados e validação com nossos clientes a cada etapa, considerando a volatilidade do mercado e novas demandas, cada projeto evolui se adequando ao mercado até a entrega final totalmente aderente as necessidades do negócio.

Acesse nossos cases e conheça melhor nossa forma de atuação.

* Imagem reprodução

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Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite é head de Relacionamento com o mercado da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

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