“A ficção virou realidade”, afirma CEO da Netshoes

“Se você é novo no ambiente de vendas online faz mais sentido começar o seu negócio em um marketplace”, orientou Marcio Kumruian, CEO da Netshoes, em seu discurso de abertura no Mercado&Consumo em Alerta promovido nesta quarta-feira (5), ao lado de Pedro Chiamulera, CEO do T. Group e fundador da ClearSale. Kumruian disse ainda que o pequeno e médio que precisa cuidar de todo ecossistema, vai investir muito dinheiro e energia em um primeiro momento. Para ele começar pelo marketplace faz com que ele invista em produtos e pessoas, além disse consegue crescer e escalar com proteção por plataformas que já estão incorporadas. “Depois disso ele pode avaliar a possiblidade de abrir a sua própria plataforma”, comentou.

Marcio acredita que essa passagem pelos marketplaces são uma grande tendência para digitalização do país. “O país vai continuar tendo suas grandes plataformas, mas com a entrada do pequeno e médio nessas plataformas iremos alavancar muito rápido a penetração do digital no país” e completou ao dizer que “os e-commerce estão evoluindo muito para que possamos entregar um serviço de logística e atendimento ao cliente com qualidade.”

Sobre as vantagens em se ter um e-commerce, o fundador da Netshoes, pioneira no varejo online de produtos esportivos, conta que as principais diferenças entre o mundo digital e físico estão nos dados e nas informações do cliente. De acordo como executivo, no mundo físico não é possível perguntar (a todo momento) qual produto o cliente está gostando mais. “No ambiente online tudo começa com as informações e os dados para melhorar seu mix, margem, experiência da loja e atendimento ao cliente. Quem está só no físico não tem todas as informações necessárias”, afirma.

A Netshoes, uma das 50 marcas mais queridas do Brasil e que há um ano se “casou” com o Magalu, vem buscando cada vez mais ganhar eficiência na sua operação e integrar seus serviços à gigante do varejo. A pandemia atrapalhou a integração com as lojas físicas, mas ajudou a alavancar o e-commerce. Durante sua participação, Kumruian contou que as empresas estão com a estrutura de back office praticamente integrada. O executivo acrescenta que a robustez do Magalu foi decisiva para superar as despesas e melhorar as perspectivas. Foi o que permitiu, inclusive, que a companhia lançasse o “Retire na loja” no final do ano passado.

Mix de produtos, força de marca, cultura digital e agilidade são quatro pontos que o CEO da Netshoes destaca como pontos fortes par ao sucesso na integração com o Magalu. Marcio explicou que seria importante que a varejista recebesse um portfólio para que ele saísse do conceito de “marca de eletrônico e celulares”. Ele lembra ainda que, pela Netshoes ser exclusivamente digital, a empresa pensa na experiência dos canais e experiência dos clientes neste ambiente. “A agilidade do digital está trabalhando juntamente com o time do Magalu e aprendendo um com o outro. O digital traz uma cultura de velocidade muito maior que o mundo físico e talvez este seja o principal ponto que estamos trabalhando e desenvolvendo juntos agora”, revelou.

Sobre os aprendizados da pandemia, Marcio disse que a sensação é de que “a ficção virou realidade”. Ele contou que a necessidade trouxe novos clientes para a Netshoes e que um recorde de novos CPF em sua base foi registrado. “Os volumes cresceram tanto que o sistema de entrega foi comprometido” e completou ao afirmar que “quem comprou online e foi bem atendido, a expectativa é que ele continue comprando neste canal.”

* Imagem reprodução

Redação

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