O grupo chinês Ant, dono da gigante de pagamentos online Alipay e braço financeiro do Alibaba, do bilionário Jack Ma, espera levantar mais de US$ 34 bilhões em sua entrada na bolsa, o que faria desse o maior IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) da história.
Segundo reportagem da BBC, a gigante de tecnologia financeira passará a ser listada em Hong Kong e Xangai a partir de 5 de novembro. Os termos do IPO foram definidos nesta segunda-feira (26).
Até agora, o recorde mundial de um IPO foi da gigante de petróleo saudita Aramco, que estreou na bolsa de Riade no final de 2019 e movimentou US$ 29,4 bilhões. A empresa é responsável, atualmente, pela produção de 10% de todo o petróleo do mundo.
O Ant Group é a unidade de pagamentos digitais do Alipay, sistema de pagamento online dominante na China, onde dinheiro, cheques e cartões de crédito foram ofuscados por dispositivos e aplicativos de pagamento eletrônico.
De acordo com o relatório anual mais recente do Alibaba, o Alipay tem 1,3 bilhão de usuários. A maioria está na China e o restante vem de seus nove parceiros em outras partes da Ásia. A Ant também oferece serviços de gestão de patrimônio, seguros e transferência de dinheiro.
Imagem: Divulgação