fbpx

Rede de varejo Havan, do empresário Luciano Hang, desiste de IPO

A rede de varejo Havan não vai mais, pelo menos por enquanto, fazer o seu IPO (sigla em inglês para oferta inicial de ações) na bolsa brasileira. A desistência foi oficializada nesta segunda-feira (26) e divulgada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta terça (27).

O prospecto da companhia havia sido protocolado no fim de agosto. A expectativa era captar R$ 10 bilhões com a abertura de capital e chegar aos R$ 100 bilhões de valor de mercado. Os recursos seriam usados em investimentos em expansão de lojas e do centro de distribuição, tecnologia e reforço no capital de giro.

No começo do mês, informações divulgadas pela Agência Estado já davam conta da possível desistência da da empresa de Luciano Hang A varejista teria sido aconselhada pelos bancos a adiar o IPO por causa da alta volatilidade do mercado de ações.

Processo complexo e de risco

A desistência, o entanto, ocorre em um momento em que outras grandes redes de varejo brasileiras, como Grupo Mateus e Petz, colhem bons resultados de seus IPOs e várias outras formalizam pedidos.

“Tivemos uma onda de empresas entrando na fila buscando aproveitar uma janela na bolsa com a conjuntura do juro baixo e um consequente maior apetite ao risco. Essas empresas objetivam abrir seu capital visando levantar recursos para, em sua maioria, financiar sua expansão de canais e logística, reforçar o caixa, fazer aquisições e reduzir seu endividamento”, analisa Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.

Ele destaca que, por outro lado, o processo é complexo e requer alocação grande de foco. “É preciso organizar a empresa, mudar sua cultura, criar novos processos e convencer os investidores de que a empresa vale o que está sendo pedido do valuation e que tem potencial de crescimento. Dessa forma, algumas empresas optam por desistir ou postergar os planos ao encontrar impeditivos relevantes em uma ou mais partes dessa jornada.”

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: