fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Black Friday de 2020 será a mais digital da história, mas terá menos descontos

Aiana Freitas de Aiana Freitas
29 de outubro de 2020
no Destaque do dia, Notícias
0
Black Friday de 2020 será a mais digital da história, mas terá menos descontos

A Black Friday de 2020 será a mais digital da história do Brasil, aponta uma pesquisa feita pela empresa de estudos de mercado GfK. De acordo com a pesquisa, 28% dos consumidores compraram pela internet na Black Friday de 2018 e, em 2019, o índice aumentou para 33%. Neste ano, o porcentual de pessoas fazendo compras online entre maio e agosto já era de 43%, o que aponta para o aumento do uso desse canal também na tradicional data de descontos, que neste ano será em 27 de novembro.

Se esse índice for confirmado, essa será a Black Friday mais digital já realizada no Brasil. Entre os motivos, está a aceleração do crescimento do canal por causa das medidas de isolamento social e do fechamento das lojas em meio à pandemia de Covid-19. A isso se soma, segundo a GfK, a própria disposição do consumidor, que pretende privilegiar a compra online durante o evento.

“A Black Friday sempre foi marcada por muitas promoções e buscas online, mas os brasileiros ainda compram muito na loja física. Neste ano, a venda online está em alta, e será maior na data”, afirma o diretor-geral da GfK para a América Latina, Felipe Mendes.  Segundo o estudo, mais de metade dos consumidores, ou 54% dos entrevistados, pretende trocar as compras nas lojas físicas pelas online.

A pesquisa também aponta que 91% dos consumidores querem fazer pelo menos uma compra na Black Friday de 2020. Por outro lado, 44% afirmam ter menos dinheiro para gastar na comparação com 2019, e 71% esperam comprar o que precisam pagando menos.

Menos descontos e menos aglomerações

Nesse sentido, as empresas se veem diante de um desafio. Com a alta de dólar e a escassez de alguns insumos já apontada pela indústria, o varejo não deve oferecer descontos tão expressivos neste ano, segundo a GfK. “Além disso, o próprio varejo está diluindo as promoções para evitar aglomerações nas lojas”, pontua Felipe Mendes.

Para ele, os descontos mais expressivos devem ser percebidos em segmentos que tiveram as vendas represadas nos últimos meses, como o de roupas e de viagens. “Mas, especialmente no caso de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, o nível de estoque está baixo, porque muitos consumidores já fizeram compras ao longo dos últimos meses. Micro-ondas, aspiradores de pó, geladeiras e fogões foram muito vendidos, inclusive para a população de renda mais baixa, por causa do auxílio-emergencial concedido pelo governo.”

O estudo da Gfk mostra que, no caso de eletroeletrônicos, 35% dos produtos tiveram descontos superiores a 5% em 2018. Em 2019, foram 41%. Em agosto último, a previsão era de que esse índice não passasse de 26%.

Imagem: Bigstock

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Black Fridayblack friday 2020clienteClientescomérciocomportamentoCompra onlinecomprasconsumidorDeliverydescontose-commerceempresasgfkmercadonegóciospesquisaprodutosPROMOÇÕESvarejo
Postagem anterior

Pix vai reduzir uso de dinheiro e dará mais mais agilidade ao comércio, diz Febraban

Próxima Postagem

Décimo terceiro salário deve injetar R$ 208 bilhões na economia

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo, Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionada Posts

Parceria entre Saraiva e 99: desconto para retirada de produtos em loja
Destaque do dia

Credores da Saraiva aprovam aditamento ao plano de recuperação judicial

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil
Artigos

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
Petrobras comunica nova alta da gasolina e do diesel nas refinarias, diz Abicom
Economia

Petrobras anuncia reajuste de gasolina, diesel e gás de cozinha nas refinarias

1 de março de 2021
Natura completa 2019 com mais de 400 franquias pelo Brasil
Inovação

Natura leva “aroma virtual” para o mundo por meio de parceria com startup

1 de março de 2021
AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias
Destaque do dia

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos
Destaque do dia

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021
Próxima Postagem
Décimo terceiro salário deve injetar R$ 208 bilhões na economia

Décimo terceiro salário deve injetar R$ 208 bilhões na economia

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Parceria entre Saraiva e 99: desconto para retirada de produtos em loja

Credores da Saraiva aprovam aditamento ao plano de recuperação judicial

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
Petrobras comunica nova alta da gasolina e do diesel nas refinarias, diz Abicom

Petrobras anuncia reajuste de gasolina, diesel e gás de cozinha nas refinarias

1 de março de 2021
Natura completa 2019 com mais de 400 franquias pelo Brasil

Natura leva “aroma virtual” para o mundo por meio de parceria com startup

1 de março de 2021
AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: