fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

2021 – Seja protagonista!

Jean Rebetez de Jean Rebetez
24 de novembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
0
2021 – Seja protagonista!

Faltam apenas quatro semanas úteis para o término do ano mais “sui generis” que, tenho certeza, todos – das gerações aqui presentes – vivemos. Oxalá! Política, econômica, psicologicamente e porque não dizer mortalmente, em que quase 170 mil pessoas no Brasil já perderam a vida.

O que podemos esperar de 2021? Olhamos para 2021 com esperança de que as coisas avancem, que o Brasil se torne mais amável, civilizado, educado e com menor diferença social e que a nossa economia, especialmente o segmento de varejo e consumo, possa ser protagonista nesta retomada.

Porém, olhando de perto os números que se apresentam, temo ficar somente na esperança.

Como sabemos, o auxílio emergencial, apesar de deixar as contas públicas em risco, colocou no mercado mais de R$ 182 bilhões nas mãos de aproximadamente 65 milhões de brasileiros desamparados.

Fonte: Portal da Transparência – Adaptação e análise: Mosaiclab Total disponibilizado: R$ 182,3 bilhões Beneficiários: 65,2 milhões
Total disponibilizado: R$ 182,3 bilhões
Beneficiários: 65,2 milhões

O auxílio começou a ser reduzido no mês de outubro e, pelo que o governo indica, ele deve ser limitado a 14 milhões de pessoas com a metade da previsão de receita individual do que foi durante a pandemia.

Outro número que assusta bastante neste momento é o número de desempregados. Hoje, falamos em 13,8 milhões, porém o que não se divulga é que a força de trabalho diminuiu aproximadamente 11 milhões de um ano para outro, ou seja, além dos 13,8 desempregados, temos mais de 11 milhões que estão fora da força de trabalho, totalizando quase 25 milhões de pessoas não produtivas!

E, para desafiar ainda mais o contexto, temos a inflação batendo na porta dos cidadãos brasileiros na casa do 3,89% ano, sendo que a de alimentos atingiu 9,17% ano.

A resposta para tantos desafios não é fácil, no entanto, tudo aponta para uma saída menos mágica e mais responsável possível por parte de cada um de nós. Vejamos estes outros dados.

Hoje no Brasil estima-se que existam mais de 1,6 milhão de vagas não preenchidas por falta de capacitação técnica, e aqui não me refiro a graduação ou pós graduação nas ciências exatas, me refiro a educação básica – leia-se ensino médio. Nos últimos dois anos, 60% das vagas ofertadas não foram ocupadas devido à falta de qualificação dos interessados. Entre os problemas, estão dificuldade de se expressar e de fazer contas, falta de conhecimentos básicos em inglês e informática e poucos anos de estudo.

Segundo o SINE (Sistema Nacional de Emprego), mais de 500 mil vagas foram oferecidas de janeiro a maio deste ano e apenas 37% foram preenchidas!

Existem postos de trabalho sobrando e falta qualificação dos postulantes.

Na nossa visão, se empresas, governo e indivíduos não buscarem/fomentarem aprimoramento intenso, continuaremos num país só de esperança e não de conquistas. Crescimento vem do investimento em aperfeiçoamento.

2021 será melhor somente se investirmos conjuntamente na produtividade e na capacitação em todos os níveis.

Imagem: Reprodução

Jean Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: Clientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitalempresasestratégiaexpansãomercadonegóciosvarejovendas
Postagem anterior

Nestlé lança e-commerce com doces de Leite Moça; lembre história da marca

Próxima Postagem

Sobe de 48% para 63% o índice de pessoas que pretendem aproveitar a Black Friday

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19
Artigos

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas
Destaque do dia

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista
Destaque do dia

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021
Natura inicia parceria com a Sephora para ampliar presença no varejo
Destaque do dia

Sephora Brasil nega fechamento de lojas e alerta para promoção falsa

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente
Destaque do dia

NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente

22 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Consumidor une meios físico e digital para compras da Black Friday

Sobe de 48% para 63% o índice de pessoas que pretendem aproveitar a Black Friday

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
fechamento do comercio

Varejo não essencial vai fechar entre 20h e 6h em São Paulo durante a semana e 24h nos fins de semana

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: