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Descontos da Black Friday foram de 25%, em média, diz Reclame Aqui

Os descontos médios feitos pelas empresas na Black Friday foram de 25%, segundo a Confie Aqui, ferramenta colaborativa de comparação de preços, ofertas, frete e reputação das lojas lançada pelo Reclame Aqui.

Para a empresa, a expectativa de muitos consumidores é aproveitar essas oportunidades de grandes promoções para comprar eletrônicos em geral. No entanto, dois fatores importantes dificultaram a aplicação de descontos nessa categoria de produtos este ano.

Primeiro, muitos itens são importados ou possuem peças de reposição que não são adquiridas no Brasil. O preço foi, assim, bastante impactado pela alta do dólar. Isso deixou o lojista com uma margem menor para fazer variações de preço.

Em segundo lugar, houve um boom de compras, especificamente, de produtos da chamada “linha branca” (eletrodomésticos), durante o pico da pandemia. Muitas pessoas adquiriram itens de uso doméstico justamente porque estavam passando mais tempo em casa. Ou seja, boa parte das empresas já vendeu quase seu estoque do ano inteiro, comercializando na Black Friday apenas poucos itens que sobraram.

“A Black Friday 2020 foi do atendimento, da experiência do cliente e da logística. Valeu porque as empresas venderam, os consumidores compraram e não teve muita loucura. Até porque, desconto, mesmo, foi mediano. Vamos ver agora como o investimento em logística vai fazer a diferença nos próximos dias”, analisa o fundador e CEO Global do Reclame Aqui, Mauricio Vargas.

A empresa encerrou seu monitoramento registrando 9.160 reclamações de consumidores, um número um pouco maior do que as 8,8 mil reclamações de 2019. Do total das queixas registrado neste ano, 27% foram de propaganda enganosa.

Enquanto que na edição de 2019 foram enfrentados muitos problemas de tecnologia e infraestrutura, este ano não houve. E os olhares dos consumidores perceberam a natureza da promoção, o que acabou em frustração no quesito descontos. No mesmo sentido, o insight para as empresas nas próximas edições é mostrar mais transparência ao alinhar a promessa de oferta com o que vai ser entregue de verdade.

Imagem: Envato e Divulgação

Redação

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