O Uber Flash, serviço exclusivo para o envio de itens e encomendas, começou a ser disponibilizado em todas as cidades com presença da Uber no Brasil nesta sexta-feira (5). A modalidade foi criada em maio de 2020, depois da chegada da pandemia de Covid-19, e já funcionava em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).
No ano passado, mais de um milhão de itens foram enviados com a modalidade no País. Segundo pesquisa com usuários da categoria, os itens mais enviados pelo Uber Flash são presentes, flores, comida, documentos, roupas e chaves. A opção tem sido muito utilizada em datas comemorativas para o envio de presentes. No último Dias dos Namorados, por exemplo, a Uber observou um crescimento acima de 200% no número de viagens pela categoria em relação à semana anterior.
No Uber Flash, usuários podem solicitar a motoristas parceiros viagens para o transporte de objetos como pacotes, presentes, documentos e outros artigos pessoais, de porte médio ou pequeno, que possam ser acomodados com segurança no porta-malas do veículo. Para minimizar o contato físico, a recomendação é usar o chat do aplicativo para conversar com o motorista parceiro e fornecer mais orientações, se necessário.
O usuário que solicitar a viagem precisa informar os dados de quem vai receber ou entregar o item, para que tanto quem envia quanto quem recebe uma encomenda tenha acesso às informações da viagem e ao mapa do trajeto, atualizado em tempo real. Além disso, as duas pontas também recebem alertas em seus smartphones quando o carro está se aproximando, e o motorista parceiro pode entrar em contato com as duas partes por mensagem ou ligação dentro do app.
Não é permitido enviar itens de valor ou cujo transporte seja proibido por lei ou pelas regras da categoria. Antes de cada solicitação, as regras do Uber Flash são exibidas no aplicativo para que o usuário possa verificar e concordar antes de seguir com o pedido.U
Imagem: Bigstock