fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

FOMO, JOMO e outras reflexões precipitadas pelo Clubhouse

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
15 de fevereiro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
0
FOMO, JOMO e outras reflexões precipitadas pelo Clubhouse

A expansão acelerada do Clubhouse nos últimos meses, em especial nas últimas semanas, precipitou uma inevitável série de análises comportamentais, retomando as discussões do FOMO – Fear of Missing Out, e do JOMO – Joy of Missing Out. Mas, para além das questões comportamentais e sociais, das mais relevantes, ainda existem aquelas ligadas ao trabalho, à produtividade e à eficiência, em particular em tempos de nova escalada da pandemia e da consolidação do home office como alternativa definitiva no ambiente empresarial.

O conceito do FOMO, “medo de estar por fora”, está completando 20 anos, e o do JOMO, “prazer em estar por fora” e contraponto ao FOMO, é muito mais recente. Ambos estão muito relacionados ao aspecto viciante do acesso e do uso das redes sociais, comportamento atemporal, no sentido que envolve todas as idades, ainda que esteja mais presente nas novas gerações.

E quando se espalha uma nova alternativa como o Clubhouse, com menos de um ano de vida e com sua diferenciação no acesso por indicação, toda a discussão se reacende, pois envolve uma série de fatores que vão dos empresariais – ciclo de vida das redes sociais e seus impactos nos negócios e na comunicação – aos comportamentais e sociais, na disputa da preferência individual e coletiva por segmentos de mercado.

Mas o que pouco se tem discutido é o impacto da gestão do acesso e do tempo envolvido nas redes sociais e nos caminhos digitais na eficiência e produtividade, quando as novas cepas e o recrudescimento dos efeitos da pandemia, somados ao atraso na vacinação, impõem mais isolamento e o home office está incorporado como alternativa mais sensata e economicamente interessante para a situação atual e futura.

Valorizado como merece o enorme benefício do uso contínuo das redes e as alternativas digitais para pesquisa, estudo, interação, relacionamento e informação, não se pode ignorar a componente alienante associada à atratividade, em alguns casos viciante, gerada pelo constante acesso e seus impactos também no comportamento, relacionamentos e atividades pessoais e profissionais.

Insistimos em seu caráter atemporal, que não discrimina idade, sexo ou qualquer outro elemento. Tudo isso tem uma perspectiva potencializada ante à crescente e definitiva adoção do home office como parte do decantado “novo normal”.

Para muitos negócios e atividades, o home office mostrou muito mais virtudes do que problemas à medida que, no curto prazo, reduziu exposição ao coronavírus, eliminou tempo ocioso nos deslocamentos, viabilizou redução de custos em espaços corporativos e outros, reconfigurou a realidade individual na nova opção e, em muitos casos, permitiu até mesmo aumento da produtividade pessoal para quem se organizou e priorizou essa opção.

De outro lado, o isolamento, o maior tempo discricionário ganho com a redução dos deslocamentos, encontros e atividades sociais, momentânea ou permanentemente revistos, ensejaram um aumento de tempo e dedicação envolvidos nas redes sociais, com seu potencial efeito viciante inebriante, com potenciais consequências negativas, para além de todas as reconhecidas positivas.

É na componente negativa que, momentaneamente, queremos nos concentrar, pois tudo indica que o processo tende a ser potencializado à medida que o equilíbrio entre o FOMO e o JOMO é cada vez mais instável e o efeito manada tende a ser mais forte em direção à necessidade de estar atual e conectado, ensejando o comportamento coletivo de maior dedicação de tempo e atenção acompanhando e se obrigando a estar presente nas redes.

Sem falar no atrativo despertado pelos inúmeros cases espalhados de forma voraz nos milhões ganhos por influencers e assemelhados no ambiente das redes.

O poder da pressão é emocional, social e financeiro e o efeito manada está aí para comprovar.

Para ficarmos apenas na vertente empresarial dessa ampla discussão, temos o desafio de buscar o desejado e necessário aumento de eficiência e produtividade num cenário de desigualdade setorial e generalizada perda de capacidade competitiva impostos pela pandemia, apesar da atratividade da instantaneidade e atualidade das redes competindo pela atenção de colaboradores e líderes isolados em suas atividades profissionais e empresariais.

E isso impõe constante troca de informações, novos instrumentos e possibilidades de apoio aos colaboradores, novas alternativas para a interação produtiva no ambiente empresarial e profissional e o repensar da cultura organizacional dentro da nova realidade.

Talvez valha mais uma sala dedicada à discussão, dentre as inúmeras já existentes, no Clubhouse.

Nota: Acompanhe nesta segunda-feira (15), às 19h30, um painel sobre os desafios da eficiência e da produtividade em tempos de expansão do home office, tema deste artigo, no Clubhouse. A sala terá como host Marcos Gouvêa de Souza e, como co-hosts, Juliano Ohta, CEO da Telhanorte Tumelero, Allan Barros, CEO da agência Pullse, Paulo Camargo, presidente da Arcos Dorados, operadora do McDonald’s no Brasil, e Claudia Elisa Soares, conselheira de administração de IBGC, Even e Roldão Atacadista (clique no player abaixo para ouvir o convite).

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem
Imagem: Arte/Mercado&Consumo

https://mercadoeconsumo.com.br/wp-content/uploads/2021/02/MG_audio1.mp3

 

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: BrasilClubhousedigitalgestãoinovaçãomercado&consumonegóciosonlineredes sociaistecnologia
Postagem anterior

Consumo na pandemia: efeitos da recessão, do auxílio e de mudanças de comportamento

Próxima Postagem

Experiências de compra ruins geram perdas de US$ 2,5 trilhões por ano

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta
Destaque do dia

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento
Destaque do dia

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021
PicPay
Destaque do dia

Com crédito pessoal, PicPay se consolida como marketplace financeiro no País

26 de fevereiro de 2021
Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual
Destaque do dia

Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual

26 de fevereiro de 2021
lojas-americanas
Destaque do dia

BR Distribuidora fecha parceria com Lojas Americanas para lojas de conveniência

25 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Experiências de compra ruins geram perdas de US$ 2,5 trilhões por ano

Experiências de compra ruins geram perdas de US$ 2,5 trilhões por ano

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: