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BC anuncia que usuários poderão integrar listas de contato dos celulares ao Pix

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (18) a autorização para que as listas de contatos telefônicos possam ser integradas ao Pix – o sistema de pagamentos instantâneos da instituição. Com isso, os bancos poderão desenvolver ferramentas para integrar os aplicativos de transferências e pagamentos aos números de telefone armazenados nos celulares dos usuários.

“A mudança visa a facilitar a identificação de quem cadastrou seu número de celular como chave Pix, simplificando ainda mais a experiência do pagamento com a funcionalidade”, avaliou o BC, em nota.

Outra mudança permite que os usuários solicitem mudanças nas informações das chaves já cadastradas no Pix, como nome completo, nome empresarial e título do estabelecimento – sem a necessidade de excluir a chave anterior e criar uma nova.

“Essa possibilidade facilitará, por exemplo, o ajuste quando uma pessoa alterar o nome em decorrência de casamento, ou uma empresa alterar o nome fantasia do estabelecimento. Também fica permitido, a partir de agora, que o usuário final pessoa natural possa solicitar o vínculo de seu nome social à chave Pix”, detalhou o BC.

A autoridade monetária também estabeleceu em regulamento que os bancos ficam vedados de fixar limites para o número de transações no Pix, seja de envio ou de recebimento. De acordo com o BC, essa vedação é necessária para garantir a igualdade de condições competitivas entre os diferentes instrumentos de pagamento.

Pix começou a funcionar em novembro

O Pix começou a funcionar em todo o Brasil no dia 16 de novembro do ano passado. O principal diferencial do sistema é a rapidez com que as operações, como transferências e pagamentos, podem ser feitas: o prazo máximo é de dez segundos. Até disso, o sistema vai funcionar 24 horas, em todos os dias do ano, inclusive finais de semana e feriados.

Segundo o Banco Central, os produtores de bens, varejistas e prestadores de serviços têm muito a se beneficiar com o Pix. Não há mais necessidade de esperar o próximo dia útil ou a próxima janela de horário, por exemplo, para receber um pagamento. Os custos são menores e há facilidade na integração com os softwares de automação e na conciliação de pagamentos.

Com informações Estadão Conteúdo.
Imagem: Divulgação

Redação

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