Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Pílulas de metaverso e a importância dos Ecossistemas de Negócios

Karen Cavalcanti de Karen Cavalcanti
2 de abril de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Metaverso é apenas um buzzword, algo que para no universo da ficção científica, ou que veio para ficar? Como esse novo mundo funciona? Como ativar marcas e estratégias nesse novo universo? Essas dúvidas são sempre presentes quando abordamos esse assunto que é tendência no momento.

Acompanhando as necessidades latentes da sociedade atual, como quebras de barreiras entre físico e digital, convivência sem fronteira, experienciar em vez de só comprar, e acrescentando a evolução das tecnologias imersivas e avanços que teremos com 5G, a visão de futuro é que o metaverso é nosso próximo estágio de convivência humana e consumo.

O metaverso não é a substituição do mundo físico. Será mais um campo onde nos relacionaremos com integração do real e digital, unindo experiências de entretenimento, convivência, compra e diversão em universos digitais, mas com interações físicas via voz, sensor de movimento, realidade virtual, realidade aumentada, chips integrados nas nossas roupas ou corpos, entre muitas outras possibilidades.

O metaverso não está “pronto”, não é algo que será “aberto” ou construído do dia para noite. A expectativa é que diversas iniciativas nas áreas de games, entretenimento, consumo, mídia e financeira, entre outras, se agreguem em um grande ecossistema global, formando, assim, o metaverso ou diversos metaversos.

Estamos na fase de descoberta e desenvolvimento, mas algumas empresas estão na frente com investimentos em Ecossistemas de Negócios, se antecipando ao advento do metaverso, como: Facebook com a compra da Oculus, e Microsoft, com HoloLens, entre outras.

A Tencent, gigante chinesa, sócia da Epic Games, dos jogos como Fortnite e Gears of War, dona da Riot Games, dos jogos como League of Legends e Valorant, coloca como visão de futuro o advento do metaverso. Seus movimentos estratégicos, principalmente de gamificação e mundos virtuais, mídia social, plataformas digitais de compra e consumo no seu Ecossistema de Negócios e parcerias refletem essa meta.

Movimentos atuais, como evento Astronomical do Travis Scott Fortnite, roupas para avatar da Gucci, experiências no Microsoft Mesh e vendas de obra de arte, cards colecionáveis com NFT são exemplos de pílulas de metaverso, experiências que as empresas estão realizando para entender a potencialidade desse novo universo e se preparar para o futuro.

Com o metaverso, o plano de marketing, mídia e logística será turbinado com novas possiblidades e as experiências encurtarão a distância entre marcas e pessoas. Tudo ainda parece distante, mas é uma realidade que está próxima. Essas pílulas de metaverso se expandirão cada vez mais.

Planejar como a marca estará nesse futuro e antecipar ações é fundamental para não ficar para trás quando esse movimento se tornar algo cotidiano. Durante o período pandêmico, vimos que as marcas que estavam mais preparadas para ações digitais (delivery, e-commerce) foram as que melhor se sobressaíram nesse momento difícil.

Com o metaverso será igual. Portanto, é importante refletir sobre esse aprendizado atual e se preparar para o futuro, principalmente potencializando Ecossistemas de Negócios que possibilitem esse movimento fluido e novo do metaverso.

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência de mercado da Gouvêa Ecosystem.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Reserva lança plataforma de streaming com foco em empreendedorismo e varejo

Próxima Postagem

McDonald’s reforça drive-thru com nova campanha publicitária

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série
Varejo

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

15 de maio de 2025
Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos
Marcas

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

15 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Grupo Habib's inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded
Foodservice

Grupo Habib’s inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded

15 de maio de 2025
Loggi amplia seu modelo de conexão logística e projeta crescimento de 130% em 2025
Logística

Loggi amplia seu modelo de conexão logística e projeta crescimento de 130% em 2025

15 de maio de 2025
Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos
Economia

Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos

14 de maio de 2025
Supermercados defendem contrato de trabalho por hora
Supermercados

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

14 de maio de 2025
Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair
Varejo

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

14 de maio de 2025
Próxima Postagem
McDonald’s reforça drive-thru com nova campanha publicitária

McDonald's reforça drive-thru com nova campanha publicitária

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Com descontos de até 70%, Amazon realiza a 10ª edição da Book Friday

Com descontos de até 70%, Amazon realiza a 10ª edição da Book Friday

15 de maio de 2025
Custo de cesta básica ideal para uma pessoa chega a R$ 432 em abril

Custo de cesta básica ideal para uma pessoa chega a R$ 432 em abril

15 de maio de 2025
Alibaba tem lucro de US$ 2,4 milhões e supera expectativa no 4º trimestre fiscal

Alibaba quase quadruplica lucro, mas decepciona expectativas do mercado

15 de maio de 2025
Casas Bahia: prejuízo líquido cresceu 56,3% no 1º trimestre

Casas Bahia: prejuízo líquido cresceu 56,3% no 1º trimestre

15 de maio de 2025
Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

15 de maio de 2025
Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

15 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.