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PlantPlus Foods mira vegetariano, flexitariano e quem gosta de carne

Joint venture de Marfrig e ADM lança primeira linha de produtos

A PlantPlus Foods apresentou, nesta terça-feira (18) seus primeiros produtos no mercado brasileiro. A empresa, uma joint venture de Marfrig e ADM para alimentos plant-based, foi criada no ano passado.

“Nosso propósito é oferecer escolhas para os consumidores. Queremos ser a primeira opção não só para vegetarianos e flexitarianos, mas também atrair cada vez mais as pessoas que consomem carne bovina”, disse o CEO da PlantPlus Foods, John Pinto, em evento promovido virtualmente.

Ele destacou que a categoria de produtos de base vegetal vem registrando crescimento no mundo todo, mas o foco principal da empresa neste momento são os países das Américas do Sul e do Norte, que representam cerca de 40% da oportunidade global deste mercado.

“No Brasil, a gente viu, nos momentos de pico da pandemia [de Covid-19], um crescimento de 100% em plant-based; nos Estados Unidos, de 200%”, justifica. Estimativas da empresa preveem que esse mercado movimente US$ 6,5 bilhões no mundo ainda neste ano e chegue a US$ 25 bilhões em 2030.

Apesar de a joint venture ter sido constituída em 2020, a parceria entre Marfrig e ADM começou em 2019, com o lançamento de produtos desenvolvidos em conjunto em duas grandes redes de foodservice: Outback e Burger King. Agora, a PlantPlus Foods chega também à Subway.

Soja e suco de beterraba

A linha é composta por hambúrguer, kibe, almôndega e carne moída. Todos os itens possuem composição 100% vegetal, ingredientes de origem natural e características nutricionais que garantem experiência sensorial semelhante à carne bovina e uma culinária de ponta, segundo a empresa.

A soja é a base dos produtos, que também contam com ingredientes como suco de beterraba, cenoura e malte. Outros formatos e ingredientes estão nos planos da empresa.

“Nossa capacidade em termos de produção é muito ampla. Além de suprir a necessidade de produtos no Brasil, temos capacidade de produzir para outros mercados, especialmente da América do Sul”, afirma John Pinto.

Campanha em canais digitais

O mote da campanha de lançamento dos produtos da PlantPlus Foods afirma que “A vida vale cada mordida”. As embalagens destacam os atributos nutricionais da linha, como ingredientes de origem natural, ricos em proteína e fontes de fibras, baixo sódio e naturalmente sem lactose e colesterol.

“No Brasil, existe um desconhecimento com relação à categoria quando se compara com a Europa, por exemplo. Por isso vamos mostrar as vantagens e benefícios da linha e destacar que somos mais uma opção para quem quer uma dieta balanceada e não quer excluir totalmente o consumo de proteína animal”, afirma a head de Marketing para a América do Sul da PlantPlus Foods, Beatriz Hlavnicka.

A campanha será realizada nos canais digitais da marca, com influenciadores que somam mais de 13 milhões de seguidores nas redes sociais, e em pontos de venda. Profissionais que atuam no aplicativo Rappi, parceiro da marca, também vão contar com informações sobre os produtos

“Além disso, contamos com embalagens premium, bastante explicativas e que remetem à indulgência”, diz Beatriz.

Imagem: Divulgação

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

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