Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Não existe recorrência mais forte do que a do crediário”, diz CEO da Via

Roberto Fulcherberguer concedeu entrevista exclusiva ao portal Mercado&Consumo

Redação de Redação
24 de maio de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
"Não existe recorrência mais forte do que a do crediário", diz CEO da Via, Roberto Fulcherberguer 

Enquanto grandes grupos varejistas brasileiros, como Magazine Luiza e Mercado Livre, estão ampliando sua atuação para o segmento de alimentos, na Via a ideia é caminhar por um terreno bem mais conhecido: o do crediário. “Não existe fidelização e recorrência mais forte do que essa”, afirma, em entrevista ao portal Mercado&Consumo, o CEO Roberto Fulcherberguer.

A Via Varejo abreviou recentemente sua marca com o intuito de evidenciar que vai além do varejo e se posicionar como uma “via de compras”. Paralelamente, anunciou que sua controlada Lake Niassa Empreendimentos e Participações adquiriu 100% das cotas de emissão da Celer Processamento Comércio e Serviço, plataforma proprietária de soluções de pagamentos que conta com cerca de 200 fintechs integradas.

“Está todo mundo desesperado por alimentos perecíveis, achando que eles é que vão dar recorrência para o jogo agora. A gente acha que não são só alimentos. Todo mês o cliente está conversando comigo porque está vindo pagar a parcela, seja na loja online, seja na loja física. Então, ele tem uma recorrência mensal comigo. Eu estou todo mês acessando esse cliente, tendo a chance de propor um novo negócio para ele. E, na hora em que ele está para acabar o carnê, ele faz um novo”, conta Roberto Fulcherberguer.

Os dados da Via mostram que o prazo médio de validade dos carnês varia entre de 14 e 15 meses e que 49% dos consumidores renovam o crediário dentro de 24 meses. Ou seja: praticamente metade dos clientes está em contato constante com a companhia. Conta a favor o fato de a oferta de crédito para consumo fazer parte do DNA das marcas da Via, como Ponto (ex-Ponto Frio) e, principalmente, Casas Bahia.

“Nós temos uma plataforma de crédito aqui que é nossa, que não depende de um banco ser mais ou menos arrojado, e o DNA desta companhia é dar crédito para essa camada da população. Esse crédito já virou digital. À medida que o online aumenta, a gente ganha share de maneira acelerada, porque a tem como dar acesso a esse consumidor. Esse mesmo crédito, para nós, está virando uma plataforma, e não necessariamente está a serviço apenas da Via.”

Carteira digital da Classe C

Atualmente, a Casas Bahia atua em parceria com o Bradesco e o Ponto, com o Itaú. Mas o tradicional crediário é mais forte dos que os ambas as soluções somadas em termos de volume. “Os alimentos farão parte dos ecossistemas, mas, para o nosso negócio, não serão a parte primária.”

Fulcherberguer destaca que grande parte dos brasileiros ainda é desbancarizada – outro ponto a favor de ecossistemas de varejo que têm forte presença no crédito. “Trabalhamos para ser a carteira digital desse cliente da classe C brasileira. Como sempre acreditei nele para conceder crédito, a chance de haver reciprocidade é gigantesca. A recorrência passa, assim, a ser hora a hora, minuto a minuto. Se o comércio do ‘seu’ João tem uma maquininha, por que não posso dar crédito por meio dela? Vou permitir que a lojinha do João venda parcelado independentemente de o cliente ter cartão de crédito.”

O crédito ao consumo no Brasil é tema do artigo do publisher da Mercado&Consumo, Marcos Gouvêa de Souza, desta segunda-feira (24). “O crédito ao consumo no Brasil é diferenciado pelo envolvimento direto e a participação das empresas varejistas na sua concessão, tornando o País um benchmarking global nesse aspecto”, destaca.

Nesta semana, nos dias 27 e 28 de maio, o especialista vai debater o tema Ecossistemas de Negócios com Mark Greeven, atualmente na Holanda, uma das maiores autoridades globais no tema, com a participação de Shaoming Yang, de Hong Kong, e ex-vice-presidente de Alibaba-AliExpress, apoio da KPMG e participação de CEOs e presidentes ligados aos setores de varejo e consumo no Brasil.

Para conhecer mais sobre o tema, acesse a Amazon e baixe o paper “Ecossistemas de Negócios: Transformando o mercado, o consumo e o varejo” (clique aqui). E, para participar do evento, clique aqui.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

O crédito como diferencial nos Ecossistemas de Negócios Made in Brazil

Próxima Postagem

Na disputa entre bancos e fintechs, consumidor vai buscar melhor oferta

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA
Economia

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição
Notícias

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história
Economia

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento
Foodservice

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones
Economia

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025
Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF
Economia

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
Na disputa entre bancos e fintechs, consumidor vai buscar melhor oferta

Na disputa entre bancos e fintechs, consumidor vai buscar melhor oferta

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.