O Boticário foi anunciado pelo Google como empresa de destaque no gMaturity, índice criado em 2019 pela gigante da internet para estimular a evolução das estratégias de marketing digital de grandes empresas.
O grupo de perfumaria e cuidados pessoais foi a única empresa brasileira a alcançar o nível mais avançado do índice, denominado Multimomento. A conquista foi sacramentada após o Boticário apresentar evolução em diversos parâmetros analisados no gMaturity.
Dentre esses critérios está a análise de resultados de campanhas de marketing de forma alinhada aos objetivos e métricas de negócio. O Google também considerou que o Grupo Boticário demonstrou maturidade tecnológica na compra de mídia, utilizando ferramentas avançadas de Analytics, além de visão integrada dos dados de seus consumidores, possibilitando uma estratégia única em todos os canais.
“Este é o resultado de muito esforço e uma atitude incansável dos times do Boticário e do Google para acelerar essa jornada de transformação digital, capturar o valor que as novas tecnologias trazem à tona e tornar nossa comunicação mais assertiva e relevante”, afirma Renata Gomide, diretora de comunicação e branding do Grupo Boticário. “Mesmo com muita tradição e mais de 40 anos de história, mantemos vivo o espírito empreendedor.”
Etapas rumo à maturidade digital
O índice gMaturity é calculado a partir de uma análise que considera mais de 50 critérios de utilização das plataformas do Google. O Boticário obteve bom desempenho em várias especialidades, incluindo automação de campanhas, estratégias para alinhar os objetivos de marketing com os resultados de negócio e para unificar a jornada do usuário em diferentes canais.
O gMaturity nasceu após um estudo feito no Brasil e na Europa, em 2018, pelo Google e pela Boston Consulting Group (BCG). O trabalho buscou estabelecer as etapas que grandes empresas deveriam percorrer para alcançar a maturidade digital.
“Nosso objetivo é entender como as maiores empresas do Brasil interligam dados, automatizam processos e fazem a tecnologia trabalhar para melhorar resultados”, diz Rafael Russo, diretor de produtos de publicidade do Google Brasil. “O levantamento deixa claro que uma maior maturidade digital traz resultados concretos, como mais receita e menos despesas.”
O índice considera quatro estágios diferentes de empresas: Nascentes, Emergentes, Conectadas e Multimomento. No estágio mais avançado, o anunciante tem um nível sofisticado de uso de dados, com uma visão centrada no usuário em diferentes canais. Segundo o estudo feito pelo Google e pela BCG, empresas em estágio Multimomento podem ter aumento de 20% nas receitas geradas pelas campanhas de marketing e redução de até 30% nos custos associados.
Americanas S.A. também avança
Outra empresa brasileira que ganhou maturidade no segmento de varejo foi a Americanas S.A., dona das marcas Americanas, Submarino e Shoptime. A empresa já está no estágio Conectado e vem destacando-se com alta frequência de testes, alta velocidade de carregamento das páginas e uso de machine learning para definir audiências.
Na área de finanças, o PicPay, que também está no nível Conectado, é o destaque do índice, com evolução em mensuração e centralização de compra de mídia, além ter conseguido aumentar o alinhamento das métricas de campanha aos seus objetivos de negócio.
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