fbpx

Dona da Riachuelo investe na digilização de processos fiscais

Grupo Guararapes planeja expandir soluções para outras empresas da organização

Com 339 lojas físicas em todo o País, a Riachuelo recorreu à tecnologia para automatizar os processos de cálculo e determinação de impostos e a atualização das mudanças legais em tempo real. “Até pouco tempo, realizávamos a parametrização de impostos e atualização das obrigações tributárias de forma manual. Além de ser muito suscetível a erros, com a expansão das nossas lojas e do nosso portfólio de produtos, tornou-se praticamente inviável por conta da quantidade de mudanças que ocorrem todos os dias na legislação fiscal do Brasil”, diz Claudia Ferreira, head de contabilidade do Grupo Guararapes, dona da Riachuelo.

A solução escolhida pela varejista foi a ferramenta Taxrules, da Sovos, empresa de softwares para o compliance fiscal das empresas. “A inteligência fiscal por trás da ferramenta mitiga o risco de erros, o que é fundamental para evitar autuações e nos manter em conformidade com o Fisco”, diz.

Tendência em alta no mercado

Com duas fábricas, nas cidades de Natal (RN) e Fortaleza (CE), uma financeira, três centros de distribuição, um contact center, uma transportadora, um shopping center e um e-commerce, o Grupo Guararapes planeja expandir a digitalização fiscal da área tributária da Riachuelo para outras empresas da organização.

“Estamos investindo na expansão da utilização do Taxrules para outras empresas do nosso grupo, para que possamos otimizar a nossa operação de determinação de tributos sem nos preocupar com essa diversidade de obrigações e velocidade de atualizações”, afirma Claudia.

Segundo o country manager da Sovos no Brasil, Paulo Zirnberger de Castro, em um cenário no qual as simplificações só devem ter efeito três anos após a implementação da reforma tributária, a digitalização dos processos fiscais é a melhor saída para evitar autuações fiscais e reduzir custos tributários. “Esse caminho deve ser trilhado desde já para que nenhuma organização seja pega de surpresa, como aconteceu com aquelas que não haviam começado sua jornada de transformação digital antes da covid-19”, diz Paulo.

Imagem: Reprodução

 

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: