Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Economia que gira

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
30 de julho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Economia que gira

Você já ouviu falar em economia circular?

Se ainda não, eu te digo. Estamos chegando numa nova era de um varejo mais responsável, mais consciente e mais sustentável.

A economia circular, em termos práticos, é uma forma de associar o desenvolvimento econômico com o melhor uso e otimização dos recursos utilizados na fabricação dos produtos, desde a matéria-prima até um processo de fabricação mais sustentável.

A ideia é ser mais durável, reciclável e renovável. E o que isso tem a ver com o varejo? Eu vou te contar agora.
Às vezes chamado de “re-commerce”, ou “reverse commerce” – e muitas outras vezes daquilo que se traduz no linguajar popular como o famoso “desapega” -,– esse modelo de comercialização de produtos tem tido impacto nos resultados de muitas marcas.

Isso porque consumidores cada vez mais conscientes passaram a consumir produtos de segunda mão, como uma forma de comprar mais barato e ainda atenuar a culpa pelo impacto desse consumo no Planeta. Com isso, se beneficiam de produtos que ainda estão com a vida útil em dia e, por isso, acabam circulando por mais tempo no mercado.

E isso muda tudo. É algo realmente disruptivo para as marcas e para os varejistas e se traduz não como ameaça, mas sim como oportunidade, afinal é um mercado que tem crescido muito nos últimos tempos.

Nos EUA, a venda de produtos de segunda mão pelas próprias marcas movimenta US$ 32 bilhões atualmente. Nos próximos quatro anos, esse mercado deve dobrar de tamanho, chegando em US$ 64 bilhões.

Em vez de ficarem olhando essa tendência crescer e ganhar ainda mais mercado, as marcas têm que fazer parte desse processo.

O que temos visto é que aquelas que ainda estão reticentes em começar seus programas de re-commerce indicam como maior motivo a ideia de que haverá canibalização de consumidores dentro do próprio negócio. Ou seja, consumidores de produtos novos passariam a consumir apenas produtos de segunda mão e, consequentemente, de menor valor.

Mas quem já trilhou esse caminho, como a REI – marca americana de atividades ao ar livre -, indica que isso é algo que não deve ser uma preocupação das marcas. Quando o consumidor estabelece esse vínculo de consciência e sustentabilidade com o varejista, ele se torna mais fiel e continua consumindo – produtos novos e os de segunda mão. Eles garantem que o re-commerce não é apenas uma questão de receita e lucro, mas de retenção e custo de aquisição de clientes, fidelidade e sustentabilidade do cliente.

Um ponto interessante é que nesse modelo o consumidor assume outro papel, que é o de fornecedor da cadeia. Forma-se, então, uma cadeia de abastecimento bilateral que acaba por exigir uma grande gestão de mudança no modelo do negócio.

E você? Está pronto para ver a economia girar?

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Os acertos da edição digital da Campus Party

Próxima Postagem

Track & Field acelera digitalização e quer abrir maior número de lojas da história

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Track & Field acelera digitalização e quer abrir maior número de lojas da história

Track & Field acelera digitalização e quer abrir maior número de lojas da história

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile