Visando oferecer apoio a consultoras e representantes que vêm sofrendo com problemas emocionais, físicos e econômicos decorrentes da pandemia, a gigante de beleza e cosméticos Avon consolidou uma plataforma de acolhimento a suas “empresárias da beleza” denominada Central de Apoio Social.
Voltada para a rede de profissionais que compõe a força de vendas da marca no Brasil e demais países da América Latina, a iniciativa reflete a política de priorizar o cuidado com as pessoas, que está entre os pilares de atuação do Natura &Co – grupo do qual a Avon faz parte, junto com a Natura, The Body Shop e Aesop – para o enfrentamento da covid-19.
Fundo de apoio
Ana Carolina Albuquerque, diretora de marketing de relacionamento da empresa, ressalta que a ideia da Central de Apoio Social é expandir os benefícios do Fundo Emergencial, que foi criado em 2020 para apoiar representantes da marca no enfrentamento de problemas de saúde, sociais e psicológicos. Em 2020, o Instituto Avon levantou para o Fundo Emergencial R$ 1,7 milhão, que foram usados para apoiar 5,7 mil consultoras e representantes da marca durante a pandemia.
“Faz parte da essência da Avon cuidar das representantes, todos os dias, e ainda mais diante dessa crise humanitária que vivemos. Este ano, reestruturamos e ampliamos esses serviços assistenciais, estendidos até dezembro, para garantir apoio rápido às representantes que precisam de suporte”, diz Ana.
Auxílios e ferramentas
Os serviços que a Avon oferece a sua força de vendas incluem auxílio câncer, auxílio funerário e ferramentas de suporte e orientação para mulheres em situação de violência – como a assistente virtual via WhatsApp Ângela, que foi desenvolvida pelo Instituto Avos.
Também são disponibilizados serviços de assistência social, telemedicina para casos envolvendo Covid-19, auxílio alimentação em casos de vulnerabilidade social e aaté seis sessões gratuitas com psicólogo.
Devido ao aumento do número de casos de violência doméstica durante o isolamento social, também em 2020 o Instituto Avon lançou a campanha #IsoladasSimSozinhasNão, que contou com apoio de todas as marcas do grupo Natura &Co. A O objetivo foi viabilizar redes de apoio para auxiliar vítimas de violência, conscientizar a população e promover a doação de auxílio financeiro para abrigos.
Preocupada com a segurança de suas representantes durante a pandemia, a Avon também fez um forte investimento em digitalização, visando manter suas atividades remotamente e expandir oportunidades de vendas por meio do social selling (modelo de vendas diretas on-line).
A estratégia online incluiu ainda o compartilhamento da Revista Digital via redes sociais e plataforma Avon Conecta, destinada à criação de lojas virtuais, além do uso do aplicativo Minha Avon, que auxilia representantes no gerenciamento de seus negócios. Na parte de desenvolvimento pessoal, destaque para a Avon Desenvolve, plataforma com mais de 600 treinamentos virtuais com foco em empreendedorismo, técnicas de vendas, marketing digital e produtos.
Imagem: Divulgação