Setor de vestuário e calçados lança movimento por moda responsável

Entre as empresas que aderiram ao movimento, estão Arezzo & CO, C&A, Dafiti Group, Marisa e Renner

Gigantes do setor de vestuário e calçados lançam, nesta quinta-feira (16), o Movimento ModaComVerso. O objetivo é estimular uma moda responsável buscando impulsionar as boas práticas trabalhistas em todos os elos da cadeia do setor e conscientizar o consumidor sobre o seu papel.

O ModaComVerso visa dar visibilidade para quem, de fato, está fazendo a diferença na cadeia da moda e atuando responsavelmente no setor. Empresas como Arezzo & CO, C&A, Calvin Klein, Carrefour, Dafiti Group, Extra, Loungerie, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Restoque e Riachuelo aderiram ao movimento e, a partir de agora, estarão “vestidas” com a logomarca do ModaComVerso em suas comunicações.

O movimento é um esforço setorial, liderado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que representa o varejo de moda nacional desde 1999 e desenvolveu em 2010 um programa de auditoria abrangente com o intuito de monitorar os diversos elos da cadeia de fornecimento, reconhecer as boas práticas, alertar sobre os problemas e focar nas soluções. A ação é um marco no monitoramento da cadeia produtiva na moda brasileira em prol do desenvolvimento da responsabilidade social no setor.

O Movimento ModaComVerso chancela o Programa ABVTEX e pretende dar luz aos esforços já empreendidos pelos varejistas signatários. De 2010 a 2020, foram realizadas 42.930 auditorias, sendo 3.526 empresas aprovadas, em 615 municípios de 19 Estados brasileiros, beneficiando mais de 352 mil trabalhadores diretos na produção, com seus direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas.

“O Movimento é uma iniciativa de responsabilidade social compartilhada, em que nós, como associação setorial, impulsionamos o desenvolvimento responsável da cadeia de valor e a aplicação das regras de compliance junto aos varejistas e seus fornecedores nacionais e subcontratados, os monitorando com o propósito de ter uma cadeia totalmente comprometida com as boas práticas socioambientais e cumprimento da legislação”, afirma Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTEX. “Buscamos também conscientizar o consumidor sobre seu papel na promoção de uma moda socialmente responsável.”

O ModaComVerso pretende engajar mais empresas e desenvolver maior diálogo com a cadeia de fornecimento assim como com toda a sociedade. Empresas varejistas interessadas em participar devem ser associadas à ABVTEX e participar do Programa ABVTEX. Também devem garantir que 100% de seus fornecedores nacionais sejam aprovados pelo Programa da entidade.

Imagem: Divulgação (Fernanda Tricoli)

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist