Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Carrefour, Pão de Açúcar e Magalu são os maiores varejistas do País

Segmento de supermercados e alimentos tem o maior peso nas vendas do varejo

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
24 de setembro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 5 minutos
Carrefour

Aproximadamente 36,2% das vendas no varejo vêm do segmento de hiper, supermercados e alimentos. Os dados são do ranking Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo de Mercado de Consumo). Em segundo lugar está o segmento de veículos, motos e peças, com 26,9%, e em terceiro o setor de material de construção, com 8,6%.

Bem como a liderança nos segmentos, no ranking das 120 empresas com maior faturamento no ano passado quem lidera são duas empresas da área de supermercados e alimentos. Carrefour e Pão de Açúcar puxam a lista, na primeira e segunda posições, respectivamente. A diferença no faturamento bruto entre as duas empresas é de quase R$ 20 bilhões. Na terceira posição está a Magazine Luiza, com quase R$ 40 bilhões a menos de faturamento ante o primeiro colocado.

“A categoria de alimentação dentro do lar [hiper/supermercados] em todo o mundo é o segmento que recebe o maior share do orçamento familiar e, portanto, é o segmento de consumo com o maior faturamento. O segmento também tem como dinâmica o alto volume de vendas, mas com margens menores. Além disso, é um dos segmentos de consumo mais maduros e desenvolvidos globalmente e que, portanto, também tem uma maior concentração de mercado. Todos esses fatores contribuem para que no topo da lista tenhamos os grandes grupos desse segmento”, analisa o COO da Gouvêa Ecosystem, Eduardo Yamashita.

Além das empresas do setor alimentício, destacam-se o ranking dois dos maiores Ecossistemas de Negócios do País: Magalu e Via. “Os ecossistemas têm como modelo de negócio expandir sua atuação para diversos outros segmentos fora do seu core business, permitindo, assim, capturar negócios além do seu segmento de atuação. Além disso, o modelo de integração de parceiros dentro de um grande marketplace também permite tal crescimento. Dessa forma, é esperado que esses grandes grupos continuem apresentando um crescimento expressivo nas suas vendas. Vale lembrar que as grandes redes de varejo alimentar se movimentam para se transformar em ecossistemas, expandindo também sua atuação”, diz Yamahista.

Confira o ranking das 10 empresas que mais faturaram no varejo em 2020:

1º – Grupo Carrefour

CarrefourFaturamento bruto em 2020: R$ 74,7 bilhões

O Grupo Carrefour, empresa do varejo alimentar, lidera o ranking de empresas que mais faturaram no varejo no ano de 2020. O grupo também é dono da marca Atacadão, principal atacadista do mercado brasileiro. Possui também iniciativas com o Carrefour Drogaria e o Carrefour Posto.

2º – Grupo Pão de Açúcar

Carrefour, Pão de Açúcar e Magalu são os maiores varejistas do PaísFaturamento bruto em 2020: R$ 55,7 bilhões

Segundo no ranking de faturamento no varejo, o Grupo Pão de Açúcar é uma empresa do Grupo Casino. Atualmente a empresa possui operações em todo o Brasil, e também no Uruguai, Argentina e Colômbia com o Grupo Exito. A empresa conta com mais de 20 marcas, sendo Pão de Açúcar e Extra as principais. No final de 2018, a marca comprou a startup brasileira James Delivery, serviço de entrega de mercadorias e produtos.

3º – Magazine Luiza

Carrefour, Pão de Açúcar e Magalu são os maiores varejistas do PaísFaturamento bruto em 2020: R$ 36,1 bilhões

Criada na década de 1050 em Franca, interior paulista, hoje é um dos principais varejistas e Ecossistemas de Negócios do Brasil.  Atualmente opera mais de mil lojas espalhadas por 21 Estados brasileiros. Há menos de um mês, a empresa comprou o e-commerce de produtos de informática Kabum.

4º – Via

Carrefour, Pão de Açúcar e Magalu são os maiores varejistas do PaísFaturamento bruto em 2020: R$ 34,5 bilhões

Empresa brasileira fundada em 2010 com o nome de Via Varejo.  Em abril desse ano, o grupo anunciou sua nova marca, passando a ser conhecida apenas como Via. É a fusão das empresas de varejo Casas Bahia, Ponto (antiga Pontofrio) e da fabricante de móveis Bartira.

5º – Lojas Americanas – LASA

Carrefour, Pão de Açúcar e Magalu são os maiores varejistas do PaísFaturamento bruto em 2020: R$ 25,5 bilhões

Empresa brasileira do segmento de varejo, foi fundada em 1929 por um austríaco e três norte-americanos. Hoje em dia, conta com mais de 1.500 lojas distribuídas por todo o Brasil, além de um grande volume de compras via e-commerce. A empresa também conta com um dos maiores marketplaces do País.

6º – Grupo Big

Carrefour, Pão de Açúcar e Magalu são os maiores varejistas do PaísFaturamento bruto em 2020: R$ 25,2 bilhões

O Grupo Big é uma joint venture formada pela Advent Internacional e Walmart. Possui mais de 400 lojas por todo território brasileiro e mais de 50 mil funcionários. Em março de 2021, o Big foi comprado pelo Grupo Carrefour.

7º – RaiaDrograsil

Raia Drogasil

Faturamento bruto em 2020: R$ 21,2 bilhões

É uma empresa brasileira do setor de varejo farmacêutico que foi criada em 2011, com a fusão da Drogasil S.A e Raia S.A. Atualmente é líder desse setor no país em receita e no número de lojas, com 2.300 unidades espalhas por 24 Estados brasileiros.

8º – Grupo Boticário

O BoticárioFaturamento bruto em 2020: R$ 15,37 bilhões

O Grupo Boticário é uma empresa brasileira do segmento de cosméticos. Atualmente possui 7 marcas espalhados por mais de 40 mil pontos de venda pela Brasil. Com a aquisição, em 2019, da Beleza na Web, passou a ter o maior e-commerce de beleza do País.

9º – Natura

NaturaFaturamento bruto em 2020: R$ 15,34 bilhões

Empresa brasileira do setor de cosméticos, foi criada em 1969 por Antonio Luiz Seabra. Atualmente possui operações em mais de 60 países, com destaques para as lojas em Paris e Nova York. Com a aquisição do Grupo Avon em 2020, a Natura se tornou o quarto maior grupo do mundo no segmento de beleza.

10º – Mateus Supermercados

Carrefour

Faturamento bruto em 2020:  R$14,3 bilhões

É o quarto maior atacarejo do Brasil. O conglomerado tem a concentração de suas lojas nos Estados do Maranhão e do Pará, com 110 e 63 espaços, respectivamente. Também possui 8 lojas no Piauí e 1 no Ceará.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

Conselho diretor da Anatel aprova versão final do edital do 5G

Próxima Postagem

Tônica Antártica cria delivery de drinks com releituras de clássicos

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025
Varejo

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda
ESG

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025
Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Tônica Antártica cria delivery de drinks com releituras de clássicos

Tônica Antártica cria delivery de drinks com releituras de clássicos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.